domingo, agosto 08, 2010

"Reinier Freitas" - Campeão do 1º Gran Prix AJAX - CN


 Entrevista do enxadrista Reinier Freitas concedida ao blog AJAX-CN
AJAX-CN Qual a importancia para o xadrez em Manaus de Clubes como AJAX?
Reinier Freitas - Bom, a principio seria a expansão do esporte na localidade através dos jogadores que teriam mais opções da modalidade e assim podendo escolher qual ritmo, tipo e outro item específico da competição enxadristica.

AJAX-CN Qual sua melhor partida no 1º Gran Prix do AJAX?
Reinier Freitas - Olha não sou muito bom em memorizar partidas, rs, mas se for selecionar partidas emocionantes que por sorte ou com ajuda do fator tempo (queda da seta do relógio) foi sem dúvidas as partidas com o membro da diretoria do AJAX, Nahuel Arenillas.

AJAX-CN Qual o jogador mais forte que enfrentou no torneio?
Reinier Freitas - Eu costumo fazer estatística com jogador que enfrentei ao longo destes 11 anos de xadrez para efeito de parâmetro e no AJAX não foi diferente, tem 2 jogadores que ainda não consegui encaixar o meu jogo e são eles: Jordan e Mikael, onde está 2 a 0 e 1,5 a 0,5 respectivamente. Mas jogador de elite que acabei enfrentando no AJAX foi o amigo de anos e atual campeão do zonal norte (detalhe que venceu com 6/6, vencendo até o atual campeão Amazonense Renan Reis), Sebastião Mousse.

AJAX-CN Que ídolo você admira no xadrez, descreva seu estilo e personalidade?
Reinier Freitas - A nível internacional tem o GM Shirov, aluno da lenda Mikail Tal, que possui um jogo bem agressivo e recheado de táticas emocionantes. Agora aqui no Brasil, gosto do estilo do GM Fier e do MI Helder Câmara também pura emoção tática.

AJAX-CN Que livro você recomenda para estudo de táticas? E algo mais que a garotada possa se espelhar?
Reinier Freitas - Livro? O que é isso? ahahaah, por causa do meu professor Marcos Oliveira, fui precoce inserido nas competições enxadristicas e viciando em jogar partidas rápidas. Acho que se hoje estou num nível digamos razoável foi devido a pratica e muita pratica de partidas através de vários torneios que joguei aqui no Amazonas e mais de 100 durante a minha estadia de 4 anos em SP.

É claro que dei uma fuçada em alguns livros de táticas como:  Xadrez Vitorioso
(Yasser_Seirawan), Nocautes Fulminantes (Julian Hodgson) - Português, Xadrez Dinâmico e Aberturas - (Alexey Shirov) para quem gosta de pancadaria.

O meu conselho para quem está começando é começar lendo alguns livros, montar bem a base e não viciar jogar relâmpago, focando nas competições de ritmo pensado (a partir de 1h para cada jogador).

AJAX-CN Como você define seu estilo de jogo?
Reinier Freitas - buscando sempre algum golpe tático e levando para o final em caso de alguma vantagem na abertura ou meio de jogo.

AJAX-CN E o futuro? Já pensou em ser campeão amazonense?
Reinier Freitas - A nível do Amazonas seria o auge de um jogador local, mas para quem há 4 anos ficava no meio da tabela para baixo da classificação final e chegou o feito de ter o rating CBX de 1674, acho que consegui algumas façanhas (podem ver no meu blog www.moglichess.com algumas matérias a respeito e lá também tem o quadro de medalhas e trofeús. Este ano comecei a jornada de tentar ser campeão Amazonense através da competição da semi-final 2010 que classificou 3 jogadores das 11 vagas disponíveis na grande final AM, mas  como estava jogando somente rimo relâmpago e rápido, acabei na 6 posição dos 14 jogadores e ficando para tentar no torneio de repescagem onde terá as últimas 3 vagas, pois já houve 3 torneios que disponibilizou 8 vagas já preenchidas. 
                                                           ***
Como não elogiar e render méritos a Reinier Freitas? Sim ele é um grande campeão merecedor  da coroa de louros, que os antigos herói gregos recebiam dos Deuses do Olimpo, pois é considerado um campeão não somente nas 64 casas, mas da amizade e no grande amor pelo esporte dos reis. Esse “jungle boy”, como se intitula em seu blog, passou alguns anos em terras bandeirantes (Sampa), onde aproveitou para melhorar seu xadrez, disputando partidas em diversos clubes daquela capital, sendo reconhecido como um grande valor do xadrez amazonense pelos amigos e por clubes onde participou. De volta a Manaus, e de personalidade inquietante busca comunidade enxadrística, disputa torneios da federação, e juntamente com os amigos do bairro da Cidade Nova, zona norte da cidade, Nahuel Arenillas, Daniel Leite, Antony Franco e Carlos Sotéro resolvem reativar o Clube de xadrez AJAX-CN.

Daí em diante, Reinier Freitas inicia sua trajetória de vitórias com rendimento expressivo vencendo três torneios consecutivos, 1ª etapa, colocado em 1º lugar 8/10 possíveis, 2ª etapa, colocado em 1º lugar 5/5 possíveis, 3ª etapa, colocado em 1º lugar 5/5 possíveis, , 6ª etapa, colocado em 2º lugar 4,5/6 possíveis, 7ª etapa, colocado em 3º lugar 10,5/13 possíveis, e ainda com ótimos 4º lugares em número de três, uma impressionante façanha ante a jogadores experientes como Nahuel Arenillas, João Nunes, Daniel Leite, Ramsés Arenillas e Antony Franco.
Destaque também, para o vice-campeão Nahuel Arenillas e o terceiro colocado João Nunes, prata da casa que tiveram atuação primorosa, excepcionalmente  Nahuel Arenillas que mostra ser um jogador expressivo no tabuleiro, jogando partidas “incendiarias”, enfrentando fortes opositores como o campeão da competição Reinier Freitas, onde produziu em partidas, os finais mais empolgantes da competição. Já João Nunes, teve excelente colocação mesmo não participando de duas etapas da competição, é jogador estudioso e nas etapas finais vinha mantendo um programa de treinamento com finalidade de ser um dos grandes nomes do xadrez da Cidade Nova.

Parabéns!!! Reinier Freitas, Nahuel Arenillas e João Nunes, a deusa do reino de Caissa se orgulha pelas batalhas travadas ao longo do percurso enxadrístico. 

1º Gran Prix  AJAX - CN

             Prata                             Ouro                    Bronze                     
                           

 



5 comentários:

  1. Como chamamos um enxadrista que só ganha no tempo? Sr do Tempo?

    hahaha

    Parabens Reinier ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa postagem, quero agradecer a postagem e tambem ao campeão, muito bom, vamos continuar crescendo e aprimorando o clube, parabens a todos (diretoria do clube e jogadores em si que participaram e ajudaram o AJAX-CN)!

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é muito humilde ! Parabéns !

    ResponderExcluir
  4. Grande entrevista!
    Saudades do tempo em vivia ganhando do Pepeu..rs Agora parado é impossível mesmo. Grande Reinier!
    Parabéns pra todos do AJAX-CN!!!

    ResponderExcluir
  5. obrigado por me aceitar no clube...estarei sempre presente quando eu puder é claro..(guedes)

    ResponderExcluir