História AJAX

Logo Criado 2010 by Emerson Carlos
HISTÓRIA DO AJAX-CN
    O surgimento do AJAX-CN deu-se por acaso, tendo iniciativa amistosa dos irmãos Emerson Carlos e Antony Franco, juntamente com Daniel Leite vizinho destes, sempre apoiados por seus pais Carlos Sotéro e D. Ruth, no ano de 2003 e 2004 fizeram os primeiros torneios na garagem do casal Carlos Sotero e Ruth, onde denominaram de “Torneio da Rua O” e foram envolvendo vizinhos e familiares primeiramente. Nessa mesma época Emerson Carlos, Antony Franco, Daniel Leite e outros amigos da Rua “O”, freqüentavam intensamente o clube de xadrez do Prof. Magalhães na Vila Olímpica de Manaus, no final do ano, quando tinha o recesso nos meses de dezembro e janeiro, os garotos da Rua O, não paravam de jogar xadrez e resolveram dar continuidade as atividades enxadrísticas na garagem do casal, até o retorno das atividades na Vila Olímpica de Manaus. Lá reuniam-se aos sábados das 15:00 às 19:00 horas, chegando ter uma participação de 14 a 16 jogadores, inclusive alguns vindo de outros bairros que na época freqüentaram a Vila Olímpica de Manaus, tais como: os irmãos Martin e Clóvis, Reinier Freitas, Jordan Gomes, Nahuel Arenillas e seu irmão Ramsés Arenillas e outros.
    Em 2004, Carlos Sotéro e Daniel Leite ansiavam fazer um grande torneio no bairro para chamar atenção para a prática do xadrez na comunidade, e idealizaram um torneio por equipes exatamente no dia 12/10/2004 estrategicamente para cobrir o feriado desta data, visto que na comunidade não tinha nenhum evento cultural ou esportivo. O torneio foi um sucesso e teve a participação de 45 jogadores divididos em 15 equipes, onde compareceram jogadores conhecidos e desconhecidos de toda Manaus, tendo sido uma experiência e tanto, pois o torneio demandou uma logística enorme, tendo recebido patrocínios para medalhas e troféus de alguns comerciantes, entidade como ETFAM que emprestou os jogos e relógios, mesas arranjadas pelos irmãos Nahuel e Ramsés toda essa soma de forças é que fez o sucesso do evento. Foi nessa época que nasceu a vontade dar um nome conveniente ao clube e fazer os primeiros planejamentos para erguê-lo, ficou sendo chamado de AJAX-CN – Associação dos Jogadores de Xadrez da Cidade Nova.
    No ano de 2005, o clube teve alguns momentos pontuais, mas pouca movimentação devido as ótimas opções oferecidas pela Vila Olímpica, mesmo assim, foi iniciados os trabalhos e planejamento para o segundo torneio de porte, mas não se obteve o mesmo sucesso, pois mas não conseguimos os patrocínio necessários, e assim a idéia foi derrocada. A partir daí, o AJAX-CN hibernou totalmente, seus principais membros como Daniel Leite, Antony Franco e Emerson Carlos, que nessa época eram adolescentes, tiveram que dedicar aos estudos para prestar vestibular e conseguir suas carreiras profissionais.
    Em 2010, surpreendentemente o AJAX-CN revive por iniciativa dos irmãos Nahuel e Ramsés Arenillas e Daniel Leite, que começam com antiga idéia de reunir os amigos dos bons tempos para um torneio no quintal onde participaram dez jogadores, daí diante, o AJAX-CN toma forma de clube e faz várias parcerias com escolas da Cidade Nova e Igreja Matriz de São Bento, com fim de ter o espaço apropriado para funcionamento do clube. (clique para ver o inicio da retomada).
    Após dez meses de funcionamento, o AJAX-CN já é uma realidade de opção para prática do esporte na Cidade de Manaus. Há muito trabalho a fazer ainda, mas união e amor ao esporte dos membros do clube, que farão desse clube uma referencia.