quinta-feira, novembro 04, 2010

XADREZ – “É de herói, não de mártir”


 
É com esse trecho do poema da poetisa Martha Guimarães, é que vamos homenagear o segundo campeão do II  Grand-Prix do AJAX-CN Ramsés Arenillas, que traz nas veias o sangue do bom xadrez argentino, que tiveram grandes protagonistas de nível mundial como Miguel Najdorf e Oscar Panno.


Ramsés Arenillas, que tem nome de faraó, e em nossas crônicas chamamos carinhosamente de “menino-pródigio” pois aos vinte anos, ainda mantém um semblante de garoto com seus cabelos comprido no estilo rock star. Com dez anos de idade Ramsés Arenillas já estava nas lides enxadrísticas manauara e conseguiu títulos importantes que coroam careira do nosso garoto, dentre eles:

  •        2º lugar, categoria sub-16 no Campeonato Escolar no Studio 5 por equipes representando à Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima quando tinha apenas 11 anos.
  •          Campeão amazonense sub 12 em 2002.
  •       1º lugar, por equipes nos Jogos dos CEFETS e EAFS do Norte (JOCAM) nos anos 2006 e 2007, e segundo lugar em 2005.
  •        1º lugar, Jogos do Ensino Médio 2006 COGEM.
  •        1º lugar, categoria sub-14, I Aberto Rionegrino de Xadrez Dinâmico 2004.

Conheçam mais o nosso campeão na sensacional entrevista abaixo:

AJAX-CN   -   Conte-nos como aprendeu a jogar xadrez?
R: Um dia meu irmão Nahuel ficou sabendo que haveria um torneio de xadrez na Vila Olímpica, uma semana antes da realização do torneio. Como ele não queria ir sozinho, ensinou a mim, Murana (minha Irma) e o João Nunes (Um amigo da rua).
AJAX-CN - Para você o xadrez é arte, ciência ou um simples jogo para divertir?
R: Para mim xadrez é arte e ciência, requer muita imaginação e exatidão nos lances, para obter vantagens desde o inicio da batalha.
AJAX-CN - Quem são os Mestres favoritos?
R: Paul Morphy (por ser o maior prodigio do xadrez e para mim por ser o melhor enxadrista que ja existiu), Jose Raul Capablanca ( Por ter um jogo muito posicional e que até hoje sigo o seu estilo) e Magnus Carlsen (que é o novo prodígio do xadrez e que esta popularizando e voltando os olhos da midia para o xadrez, fato que nao acontece desde a época do enxadrista Garry Kasparov)
AJAX-CN - -Cite um partida inesquecível de GM que lhe inspira?
R: Uma partida de dois dos melhores jogadores da época (nem sei se eram GM ou existia esse termo) Paul Morphy contra Adolf Anderssen no ano 1858-1859 em Paris. Site esta abaixo.
AJAX-CN - Você jogou bem o II GP-Ajax-CN, já atingiu a sua melhor forma?
R: Sim, tive um início muito bom, o que resultou, nos primeiros semanais, uma boa pontuação e que me colocou nas primeiras posições dando chances para disputar o título e com a ausência em algumas etapas de alguns jogadores que estavam também na disputa pelo titulo, facilitou a conquista do II GP-AJAX-CN. Ainda não atingi a melhor forma, pois ainda não me dediquei completamente ao xadrez, estudando bem pouco antes das etapas. Creio que se eu me dedicasse primeiramente ao xadrez o meu nível aumentaria bastante.
AJAX-CN - Qual o método de treinamento?
R: Eu pratico 8 horas semanais, geralmente pela internet nos sites (http://www.buho21.com/ e no http://www.chesstempo.com/) que me dão muita prática de abertura e tática de jogo, o suficiente para o meu nível de jogo.
AJAX-CN - E o futuro? Pretende jogar o campeonato amazonense 2011?
R: Sim, dependendo se estiver confiante no meu nível de jogo.
AJAX-CN - Qual o jogador mais forte que você já enfrentou no AJAX-CN?
R: Fabiano Bezerra (o maior rating do AJAX 2000 de rating), um excelente jogador e que proporcionou uma bela disputa até o final deste circuito.
AJAX-CN - A "la Maguila" faça sua lista de agradecimentos, ou algo mais para incentivar o xadrez para aqueles que não conhecem o esporte.
R: Eu aproveito a oportunidade para agradecer a todos aqueles que fundaram o clube AJAX-CN  e fazem o clube funcionar todos os sabados (Carlos Sotéro, Daniel Leitte, Nahuel Arenillas, Antony Franco e Reinier Freitas). Agradeço também a todos os jogadores por participarem do clube tornando-o cada vez mais forte e conhecido em Manaus. Para os que ainda não jogam, além do xadrez ser um jogo super divertido e brilhante, é um excelente esporte para a melhora da memorização, raciocínio e capacidade de concentração, tendo como principal utilização dessas habilidades são na Escola e formação acadêmica. Aos que jogam, o que me vem ajudando bastante a melhorar o meu nível de xadrez são resoluções de problemas táticos de xadrez e algumas aberturas no http://www.chesstempo.com/


Por fim para massagear nosso campeão, lhe dedicamos os poemas abaixo:
I
“Xadrez é jogo, não é arte,
É estratégia, e guerra,
É de herói, não é de mártir
Arte é céu, guerra é terra”

(Poetisa brasileira Martha Guimarães)



A seguir o belo poema do maior escritor Argentino de todos os tempos, Jorge Luis Borges, nascido em Palermo-AR, em 24/08/1899 e falecido em 14/06/1986.

AJEDREZ

Tenue rey, sesgo alfil, encarnizada
reina, torre directa y peón ladino
sobre lo negro y blanco del camino
buscan y libran su batalla armada.

No saben que la mano señalada
del jugador gobierna su destino,
no saben que un rigor adamantino
sujeta su albedrío y su jornada.

También el jugador es prisionero
(la sentencia es de Omar) de otro tablero
de negras noches y blancos días.

Dios mueve al jugador, y éste, la pieza.
¿Qué Dios detrás de Dios la trama empieza
de polvo y tiempo y sueño y agonías?

(Jorge Luis Borges)


(Tradução do Poema de Jorge Luis Borges)

Tênue rei, torto bispo, encarniçada
rainha, torre direta e peão ladino
por sobre o negro e o branco do caminho
buscam e evitam a batalha armada.

Desconhecem que a mão assinalada
do jogador governa seu destino,
não sabem que um rigor diamantino
sujeita seu arbítrio e sua jornada.

Também o jogador é prisioneiro
(a frase é de Omar) de um outro tabuleiro
de negras noites e de brancos dias.

Deus move o jogador, e este a peça.
Que Deus por trás de Deus a trama começa
de poeira e tempo e sonho e agonias?

(Borges)





3 comentários:

  1. Agradeço a homenagem feita pelo amigo e um dos fundadores do AJAX-CN Carlos Sotero. É com muita alegria e satisfação que recebo as palavras ditas e transformo em forças para continuar jogando o meu melhor xadrez e incentivando a todos que assim como eu levam o xadrez como hobby. Obrigado Arenillas, R.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da cronica, mais gostei mais ainda das fotos do Ramses quando pequeno, ta muito engracado huehuehuehueh, parabens cabeca

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post!
    Toda a trajetória do fenómeno el niño, o prodígio de Manaus, faz-me lembrar do quão bom é o xadrez em sua completude e contribuição para a formação desses esportistas como mentes na sociedade.
    Agora.. chega de bla.. hora de ir pro http://www.soundkeepers.com/chess
    o/
    Abs.

    ResponderExcluir