No tradicional torneio aos sábados, do Clube de Xadrez AJAX, Reinier Freitas vem demonstrando sua regularidade. Sagra-se mais uma vez Campeão deste 2º Semanal e imprime seu nome na história do Clube ao torna-se o primeiro jogador a ultrapassar a barreira dos '' 2100 de Rating AJAX ''. Atingindo assim a 1º Norma para torna-se '' Mestre AJAX ". Com certeza mais jogadores que jogam no Clube também tem este potencial, jogadores esses como ; Mikhael Iwanon, Nahuel Arenillas, o vencedor do Sub-20 Amazonense 2012 Victor Gabriel e outros que conseguirem ao menos 1 hora para treinar nos nossos dias corridos de hoje.
Em andamento na Cidade de Boa Vista - RR o International Rating Tournament MEMORIAL MACEDO MALAQUIAS , vários jogadores amazonenses foram para este Torneio, entre eles o atual Tetra Campeão Amazonense Renan Reis e os ex-campeões Estaduais Roberto Rocha e Leonardo Gadelha, confira mais detalhes no site neste link do Chess Result.
Este torneio é decisivo para Renan Reis, pois, atingindo um bom desempenho terá seu título de '' MF " Mestre Fide homologado pela FIDE. Confira mais detalhe nesta reportagem do Globo Esporte
2º Nahuel Arenillas , 1º Reinier Freitas , 3º Victor Gabriel
1º Round
Reinier Freitas vence Judá Freitas. Judá que tbém vem demonstrando um bom rendimento nos últimos semanais. Na partida entre Hécio Souza e Antony Franco mostra-se equlibrada até chegar a um final de dama e torre com peões passados p/ ambos os lados, porém, Antony Franco após pensar uns 5 minutos aplica um golpe tático e ganha a partida. Francisco de Assis surpreende o campeão sub-20 Victor Gabriel e arranca o empate.
Marcus Ruan x Antony Franco
Árbitro Daniel Leitte
2º Round
Glaucia Nadinne x Daniel Leitte
Joelma Conceição
3º Round
No embate mais aguardado entre Nahuel Arenillas e Reinier Freitas. Nahuel imprime uma pressão sobre Reinier Freitas, porém, como já é de costume, Reinier tem nervos de aço, suporta bem a pressão e usa sua estratégia chave, manobrar ² , manobrar ³ , manobrar ∞ e esperar o adversário ficar com tempo apurado. Nahuel fica com tempo apurado e entrega uma torre 'limpa' abandonando em seguida.
Nahuel Arenillas x Reinier Freitas
Nahuel Arenillas x Hudson Morais
Hécio Souza x Antony Franco
O Artista Antony Franco
Francisco de Assis x Judá Freitas
4º Round
Uma boa partida é travada entre Reinier Freitas e Victor Gabriel, Victor joga uma partida parelha, erra no final e acaba perdendo.
Victor Gabriel x Augusto Harley
A Sorridente Nadinne
Judá Freitas
O Matemático Marcus Ruan
5º Round
O Super Comentarista Hudson Moraes
Francisco de Assis
O Criativo Sahel Oliveira
O Pugilista Reinier Freitas
Classificação Final
Desempenho e Rating
PARABENS HECIO, EXCELENTE POSTAGEM, DESTRUIU, MANDOU MUITO BEM. SOBRE O RENAN REIS, FICO NA TORCIDA, ELE MERECE MUITO ESSE TITULO, SOBRE O REINIER, PARABENS TAMBEM, AO SEU ESTILO, CONSEGUE VENCER QUASE SEMPRE E MERECEU GANHAR ESTA ETAPA!
ResponderExcluirÓtimo post Hécio! Próximo sabado estarei lá...
ResponderExcluirRamses abraços
Esse resultado está errado! Fiz dois pontos e meio e fiquei à frente do Hécio.
ResponderExcluirÉ bom aproveitar e conferir se não tem algum outro resultado errado.
Resultados corrigidos, obrigado pela informação
ExcluirNeste resultado aí eu teria ficado em sexto, mas me parece que no dia da competição eu tinha ficado em sétimo. Alguém mais deve estar com o resultado errado.
ResponderExcluirRealmente Hudson, verificando os emparceiramentos vc fez 2,5 pontos. Iremos corrigir o erro. Obrigado pela informação.
ResponderExcluirtem que corrigir meu resultado tbm, ja ate falei pro nauhel!!
Excluirdaniel leite
Resultados corrigidos, obrigado pela informação
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirÉ, realmente, o Daniel fez 3 pontos. Então, mais uma vez, minha memória não me traiu. Fiquei mesmo em sétimo. Lembro-me bem de que fiquei à frente do Hécio, da Gláucia e do Marcus Ruan.
ResponderExcluirOs critérios de desempate do Ajax precisam ser mudados URGENTEMENTE. Chega de injustiças! Já deu. Não tem porque adiar algo que já deveria ter sido feito há muito tempo.
Não faz o menor sentido os critérios de desempate PRIVILEGIAREM quem ficou de bye. Isso é um absurdo!
Vejam o caso Sahel x Joelma. A Joelma fez 1 ponto, ganhou esse ponto NO TABULEIRO, vencendo justamente o Sahel. Já o Sahel recebeu um ponto por ter sido bye.
Aí, no resultado final, o Sahel fica à frente da Joelma? Qual é a lógica disso? Não é a primeira vez que essas injustiças acontecem, e não é a primeira vez que eu reclamo. Já está mais do que na hora dos jogadores do Ajax fazerem um motim e forçarem a diretoria a mudarem imeditamente esses critérios absurdos. Porque parece que eles não têm nenhum interesse em mudar isso. Então tem que ser na base da pressão mesmo.
Reinier, conto com você! E com os demais também. Vamos derrubar essa regra patética.
Hudson, concordo que o ponto ganho no tabuleiro deveria ser o primeiro critério de desempate, porém , o programa Swiss Perfect leva em consideração a força dos adversários q vc jogou, ou seja, Sahel jogou contra adversários de rating médio de 1790, enquanto Joelma 1762, teoricamente Sahel encontrou muito mais dificuldade para ganhar do que Joelma.
ResponderExcluir2 comentários excluídos, não iremos tolerar comentários ''totalmentes anônimos''
ResponderExcluirOlha, Hécio, a minha briga vai além de Sahel, Joelma, da partida que eles jogaram, ou desta etapa específica. Já havia me ocorrido que este caso específico poderia ter sido decidido por outros fatores.
ResponderExcluirMas o fato é que o nosso Swiss Perfect está configurado de forma a privilegiar o bye, e isso realmente ocorre. E não acho admissível que isso ocorra. Independentemente do que a FIDE considera, acho que devemos adaptar nossas regras à nossa realidade e às nossas necessidades, a exemplo do que a própria CBX fez.
Vejam este exemplo:
ResponderExcluirhttp://ajax-cidadenova.blogspot.com.br/2011/04/lazaro-vence-mais-uma-e-fica-2-pontos.html#comment-form
O resultado dessa etapa ficou completamente distorcido devido à má escolha dos critérios de desempate. E não foi a única vez. O Ajax sistematicamente beneficia quem ficou de bye, e isso não faz sentido.
Estou duplicando aqui no blog a discussão do grupo Xadrez Amazonense, e vice-versa. Isso porque nem todo mundo tem Facebook. E também nem todo mundo acessa o blog do Ajax.
ResponderExcluirNa verdade, o Swiss Perfect não olha o rating médio dos adversários. O que ele olha é a pontuação, para calcular os milésimos. É aí que a coisa pega, na hora de calcular os milésimos de um jogador numa rodada em que ele ficou de bye.
ResponderExcluirParabéns ao Campeão: Reinier Freitas... Admiro muito seu estilo de jogo!
ResponderExcluirAo Hécio pela bela postagem,
Ao Renan Reis pelo título.
E à todos que compareceram ao clube esse sábado. Boa semana!!
Glaucia Nadinne ^^
ResponderExcluir