quinta-feira, abril 07, 2011

Lázaro vence mais uma e fica a 2 pontos do título!


Proximo Semanal

Data :      09/04/2011  (sábado)
Horário :  15:00 às 18:00 h
Ritmo de Jogo : 10 minutos (Blitz)
Inscrição : R$ 4,00 não associado - filiados: taxa de 15 reais, direito a 4 etapas do mês e empréstimo de livro da biblioteca de xadrez do clube.
Local :  Igreja São Bento ( próx. ao T-3 Cidade Nova)
Arbitragem : AA Daniel Leite

Os jogadores que possuirem relógio deverão trazer

" Visitantes serão bem recebidos"

Informações: 9907-8226 Daniel Leite, 9196-1558 Nahuel ou 9220-5785 Antony Franco

Lázaro vence mais uma e fica a 2 pontos do título!

Lázaro Miranda está fazendo história no clube AJAX-CN, após vencer o último semanal (26/03/20). Venceu 4 etapas das  6 disputadas no 4 circuito do CLUBE AJAX-CN, e em pouco tempo, já tem o seu rating com mais de 2000 pontos. Atualmente são três os jogadores que tem o rating maior que 2000 pontos, Reinier Freitas (2048) o maior rating do AJAX-CN, Lázaro Miranda (2024) segundo maior e Ramsés Arenillas (2021) o terceiro maior em rating do clube.  Resultados impressionantes desse jogador que engrandece o clube e que motiva para que os outros jogadores estudem mais e fazer frente a ele.
O sexto Semanal aconteceu novamente na Igreja São bento, e teve a presença de 11 jogadores, com um novo jogador (Abraão Lincoln) de 6 anos de idade, que apesar da pouca idade, ja se mostra muito motivado para ser tornar um excelente jogador.

1) Primeira rodada:
Logo na primeira rodada, uma surpresa, Luiz Eduardo vence o jogador e maior rating do clube Reinier Freitas (2048), os outros resultados aceitáveis.

2) Segunda rodada:
Uma surpresa na segunda rodada, Daniel Leite, ja parado quase 5 meses, derrota o jogador Sandro Dinelly, que vinha numa sequencia de premiação muito boa.
3) Terceira rodada:
Aqui na disputa pela liderança, Lázaro ganha de Mikael Iwanon e se isola na liderança.
4) Quarta rodada:
Alguns duelos na quarta rodada por conta das mesas 1 e 2, Lázaro vence Sandro Dinelly (que não estava num dia bom) e Reinier ganha de Mikael Iwanon. Terminada essa rodada, a liderança esta com Lázaro Miranda, o segundo (Luiz Eduardo) empatado com o terceiro (Reinier Freitas) em pontos decidem quem ficaria com a segunda posição.
5) Quinta rodada:
Ultima rodada, e aqui, algumas surpresas! Podendo acontecer um belo duelo entre Lázaro Miranda e Reinier Freitas, um acordo entre os dois, empatam a partida. Luiz Eduardo também através de um acordo empata a partida.

Bom até ai parece tudo certo, Lázaro em primeiro, Luiz Eduardo em segundo e Reinier em terceiro??? Ops, quase isso, uma pequena mudança pelos milésimos medianos faz com que Reinier assuma a segunda posição deixando Luiz Eduardo na terceira posição. Claro Reinier ganha milésimos de Lazaro o lider desta etapa, enquanto Luiz ganha milesimos de Hecio. Confira os milesimos abaixo da 4 e 5 rodada:

4 rodada

classificacao final
Confira a classificação desta etapa e a geral abaixo:

Com o resultado desta etapa, com um pouco de matemática  e sabendo que a pontuação é distribuída para os 8 primeiros sendo que o primeiro ganha 10 pontos, segundo ganha 8 pontos, terceiro ganha 6 pontos, quarto ganha 5 pontos, quinto ganha 4 pontos, sexto ganha 3 pontos, sétimo ganha 2 pontos e o oitavo ganha 1 ponto, Lázaro com 19 vantagem de 19 pontos para o segundo colocado, 2 pontos coloca Lazaro Miranda com o título, já que faltam duas rodadas e o máximo de pontos de uma pessoa conseguir é 20 pontos. Parabéns ao Lázaro Miranda que já pode nesta próxima etapa campeão do 4 cirtcuito do CLUBE AJAX-CN. 

17 comentários:

  1. O post demora tanto para sair que quando sai já não tem mais graça comentar.

    ResponderExcluir
  2. Mas vamos lá.

    Pelo jeito ninguém achou estranho eu ganhar do Sandro Dinelly, né. Tá certo, ele realmente tava perdendo para todo mundo.

    Mas para mim o jogo foi marcante. Razão: iniciei a partida jogando com enorme displicência. Isso porque, após perder na 1ª rodada para o Iwanon quando, a certa altura do meio jogo, cheguei a achar que conseguiria empatar; e em seguida ter entregue de forma bisonha a partida com o Marcos Ruan, um jogo onde eu tinha garantido pelo menos o empate (estive melhor durante todo o jogo e, no final, numa posição equilibrada, estava ganho no tempo); fiquei extremamente desmotivado. Totalmente inconformado com o resultado da última partida, em seguida fico de bye, e na sequencia pego o molequinho, que mal sabe mexer as peças.

    E aí vem a última rodada e me aparece pela frente o Sandro Dinelly, campeão da penúltima etapa. Sentei na cadeira só para empurrar as peças. Fui jogando de forma automática e desenvolvendo as peças de forma convencional mas, por sorte, fui me interessando pelo jogo no decorrer da partida. Outra sorte, maior ainda, é que o Sandro estava num dia péssimo. Mas o fato é que, no momento crucial da partida, eu enxerguei uma possibilidade combinatória. Dei uma calculada e vi que iria me dar mal se as negras jogassem direito, mas estava com muita preguiça de pensar e joguei assim mesmo, emitindo um audível suspiro: ah!... (A continuação seria: ... que se dane!)

    Sandro respondeu de uma forma que eu não esperava. O problema é que o lance realmente era melhor do que eu imaginava. Se ele jogasse o lance que eu pensei que ele iria jogar ficaria sujeito a um forte ataque de mate. (Vi isso depois, em casa. O ataque de mate dependia de um lance que eu não pretendia fazer.) Resultado: teve que entregar a dama e logo depois perdeu um cavalo, ficando perdido. Nesse momento ele deve ter desanimado do jogo. O fato é que logo após ele cometeu um erro "??" o que acelerou o final do jogo, levando um mate de corredor.

    Moral da história: eu, que antes do início da última rodada estava emocionalmente arrasado, ganhei justamente a partida em que joguei com o menor empenho, e findei ficando em quarto lugar no torneio! Mais uma vez, tive sorte.

    ResponderExcluir
  3. me ajudem povo... Não vou poder ir nesse final de semana e basta um segundo lugar do Mikael pra eu ser campeão...

    ResponderExcluir
  4. aff, esse bicho escreve mais do que o post todinho, huahauhauhau! Desculpa por nao notar isso!

    ResponderExcluir
  5. Não é por isso que você tem que pedir desculpas, Nahuel; mas, TALVEZ, pelo que escrevo abaixo.

    ===============================================

    Desde o primeiro momento eu achei o resultado oficial estranho. Ao ler o post e dar uma olhada nos emparceiramentos, cresceu a sensação de que devia ter alguma coisa errada. Resolvi então calcular os milésimos manualmente e verifiquei que o resultado realmente está errado.

    O Nahuel deu a entender que o primeiro critério de desempate era o dos milésimos medianos. De fato, se olharmos a tela do programa, podemos ver: M-Buch, Buch, e Progr.

    ---------------------------------------------

    Bem, isso era o que eu tinha preparado para escrever. Em seguida iria mostrar os meus cálculos. Mas aí, ao verificar a tela do programa, resolvi olhar também para os números que lá aparecem. E aí a coisa ficou estranha de vez. Os resultados do Swiss Perfect são totalmente diferentes dos meus cálculos! Fiquei sem entender nada. Afinal, como diabos esse programa calcula os milésimos medianos? (Sem falar nos totais, que também estão diferentes.)

    Eu sempre entendi que os milésimos medianos consistiam na soma dos milésimos totais com o descarte do melhor e do pior resultado. Mas não deve ser assim que o SP calcula esse critério. Aliás, eu nem sei mais como ele calcula também os milésimos totais, pois está tudo diferente. Isso tudo é muito muito esquisito.

    ----------------------------------------------

    Eu dei mais uma olhada nos resultados do SP para copiar os números, pensei um pouco e cheguei à seguinte hipótese: o SP calcula os milésimos do bye de forma diferente da minha. Só pode ser isso. Vou testar essa hipótese calculando os milésimos de quem não ficou de bye e conferindo os resultados.

    --------------------------------------------

    Não, não é isso. O mistério aumenta.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei lá como esse programa doido calcula os milésimos. Só sei que os meus resultados fazem mais sentido que os dele. Vejamos.


    Pontuação

    Lázaro 4,5
    Reinier 3,5
    Luiz 3,5
    Hudson 3
    Mikael 3
    Marcos 3
    Daniel 3
    Hécio 2,5
    Sandro 2
    Abraão 1
    Esaú 1

    Os cálculos que fiz foi para a turma de 3 pontos.

    HUDSON
    Mikael 3
    Marcos 3
    bye 0
    Abraão 1
    Sandro 2
    Total 9
    Medianos: Descarta 0 e 3. Sobram 6.

    MIKAEL
    Hudson 3
    Abraão 1
    Lázaro 4,5
    Reinier 3,5
    Esaú 1
    Total 13
    Medianos: Descarta 1 e 4,5. Sobram 7,5.

    Só por essa comparação já dá para ver que tem coisa errada. Como é que o Mikael, que jogou com o Lázaro (1) e com o Reinier (2) e NÃO ficou de bye, pode ficar atrás de Hudson?
    Mas continuemos.

    MARCOS RUAN
    Sandro 2
    Hudson 3
    Hécio 2,5
    Esaú 1
    bye 0
    Total 8,5
    Medianos: Descarta 0 e 3. Sobram 5,5.

    DANIEL
    Esaú 1
    Sandro 2
    Reinier 3,5
    Luiz 3,5
    Abraão 1
    Total 11
    Medianos: Descarta 1 e 3,5. Sobram 6,5.

    Resultado (o meu)
    4 Mikael 3,0 7,5 13,0
    5 Daniel 3,0 6,5 11,0
    6 Hudson 3,0 6,0 9,0
    7 Marcos 3,0 5,5 8,5

    É um resultado perfeitamente coerente.

    Agora comparemos os dois resultados. (Primeiro o meu, depois o dele.)

    4 Hudson 6,0 9,0 | 7,0 10,5
    5 Mikael 7,5 13,0 | 6,5 11,5
    6 Marcos 5,5 8,5 | 6,5 9,5
    7 Daniel 6,5 11,0 | 6,0 10,0

    Não consigo ver lógica nenhuma nesse resultado do SP. Esse programa está completamente doido.

    ResponderExcluir
  7. Deu até preguiça de ler...kpaokspokaks
    esse Hudson....mas tudo bem!!!

    ResponderExcluir
  8. Veja, Marcus, eu sou árbitro oficial de xadrez, registrado na CBX. Eu PRECISO saber calcular critérios de desempate. Quando o meu cálculo e o cálculo de um programa de emparceiramento não batem eu tenho que me preocupar com isso.

    ResponderExcluir
  9. Olha que interessante. O Mikael Iwanon, pelo resultado oficial, ficou em quinto na última etapa, amealhando 4 pontos. Já pelo meu resultado, que julgo ser correto, ele teria ficado em quarto lugar, conquistando 1 ponto a mais.
    E esse 1 ponto pode fazer diferença. Como o Lázaro disse, ele não virá na próxima etapa, mas pode se sagrar campeão se o Mikael não ficar em primeiro. Com esse 1 ponto a mais, (se o resultado for mudado), Mikael poderia ficar em segundo e ainda assim continuar com chances matemáticas de ser campeão.

    ResponderExcluir
  10. man, que merda eu fui escrever, bom cabeca dura como vc é o daniel leite, essa eu vou passar pra ele, porque eu mesmo nao sei, so sei que pelo que vi nas ultimas duas rodadas os criterios teriam que se alterar favorecendo o reinier, ja que ele pegou um jogador muito mais forte e colocado que o luiz eduardo. Amanha tu pergunta pra ele, e descutem o dia todo! hauhauhaua, o pepino é teu daniel!kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Bom, vamos lá e sem muito blá blá blá:

    1. O hudson está correto!
    2. O erro estava na seleção do critério de desempate no SP 98>Menu Options>Tie-Breaks>Buchholz>Estava selecionado Aply FIDE adjustments e o correto é não estar.

    Estou enviando as correções ao Nahuel que estará disponibilizando os novos dados da Classificação Geral.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Algumas orientações:

    - O bye no critério de desempate do suíço entra como 50% dos totais do torneio, ou seja, num torneio de 5 rodadas, ele ficaria com 2,5.

    ResponderExcluir
  13. kkkkkkkkkkkkk serio fiquei muito bem em quarto! kkk iwanon

    ResponderExcluir
  14. Reinier Alex - "O bye no critério de desempate do suíço entra como 50% dos totais do torneio, ou seja, num torneio de 5 rodadas, ele ficaria com 2,5."


    SÉRIO????? Caraca, mas isso é muuuuito estranho!

    Bom, se for assim, então os resultados se mantêm. Eu calculei os milésimos do bye como 0, mas se for 2,5 então o cálculo ficaria assim:

    HUDSON
    Medianos - 6
    O descarte continua o mesmo. Soma-se mais 2,5 por causa do bye. Total: 8,5.

    MIKAEL
    Medianos - 7,5. O descarte continua o mesmo. Não soma nada. Total: permanece 7,5.

    MARCOS RUAN
    Medianos - 5,5. O descarte continua o mesmo. Soma-se 2,5 por causa do bye. Total: 8,0.

    DANIEL
    Medianos - 6,5. O descarte continua o mesmo. Não soma nada. Total: permanece 6,5.

    Ou seja, nesse caso a classificação seria:
    4 Hudson 8,5
    5 Marcos 8,0
    6 Mikael 7,5
    7 Daniel 6,5

    Mas que é esquisito, é. Porque eu e o Marcos Ruan seríamos BENEFICIADOS pelo fato de termos sido bye! E, naturalmente, Mikael e Daniel prejudicados por não terem sido. Me parece um contra-senso.

    Mas o fato é que esse resultado do Reinier é um TERCEIRO resultado. Não bate nem com o resultado oficial nem com o meu.

    ResponderExcluir
  15. "Bom, se for assim, então os resultados se mantêm." (Hudson)

    Corrigindo: apenas o meu resultado se mantêm.


    Mais cedo eu passei um e-mail para o Árbitro Internacional Mauro Amaral - que professor meu, do Daniel e do Sandro no curso de arbitragem - pedindo o socorro dele para esse problema. Agora é torcer para que ele responda a tempo.

    ResponderExcluir
  16. quem te falou que entra com 2,5 vc estar louco..jamais cara..

    ResponderExcluir