quarta-feira, janeiro 12, 2011

MIKAEL IWANON – “O Ivanhóe”



 Já li em alguns artigos chamando Mikael  Iwanon  de “ O russo amazonense”, mas, para mim o chamo de” Ivanhoé”, herói do livro romance do escritor britânico Walter Scott, publicado em 1819, que também foi adaptado para uma série de TV nos anos 60, que tive o prazer desfrutar em preto e branco cor da TV da época.
1)Livro de 1819  2)Série de TV 1960  3)Filme de 1952
O livro, Ivanhoé, mostra toda a magia medieval de cavaleiros e heróis, a força dos vilões, lutas pelo poder. Assim, também é Mikael  Iwanon, “O Ivanhoé” no xadrez. Herói das 64 casas, em luta quadrado a quadrado, ponto a ponto, ostentando posições privilegiadas nos torneios semanais no último Grand-Prix AJAX-CN.  Ivanhoé o herói do livro, teve que lutar duras batalhas para derrubar do poder o Princípe John, usurpador do reinado de Ricardo Coração de Leão da Ingleterra. Mikael Iwanon, também como Ivanhóe, teve que enfrentar fortes cavaleiros do jogo dos reis e derrubá-los de sua supremacia nos torneios do AJAX-CN, tais como: Fabiano Bezerra, Ramsés Arenillas, Nahuel Arenillas e seu principal adversário, o "arquidemônio" dos tabuleiros Reinier Freitas, o  senhor  poderoso das setas, que também já foi campeão do circuito.
Mikael Iwanon faz parte da safra de jogadores que foram moldados inicialmente nos torneio do Prof. Magalhães na Vila Olímpica de Manaus. Aos 8 anos já engatinhava nos tabuleiros ensinado pelo pai, amante da arte enxadrística. Aos 12 anos dedicou-se integralmente ao xadrez, ganhando assim status de revelação. Aos 13 anos disputa um Campeonato Amazonense e fica com a 11ª posição, onde teve a presença de 20 jogadores da elite do xadrez amazonense. Assim, Mikael nasce para o xadrez, vibrante, guerreiro que gosta das duras batalhas no tabuleiro. Às vezes luta contra si mesmo. Quando enfrenta adversários difíceis demonstra muita inquietude para encontrar melhor lance. Parece até que vai retirar sua cabeça dos ombros pela forma com que a segura com as mãos, apertado-a mais e mais! Esse é Mikael Iwanon, para mim o “Ivanhóe do xadrez”, que lembra o herói da minha infância.


Agora vamos nos deliciar com a entrevista do nosso novo campeão do GRAND-PRIX AJAX de xadrez, ou último campeão de 2010, confiram:


1.AJAX-CN - Como aprendeu a jogar xadrez, e quem foi o seu maior incentivador?
Iwanon: Meu pai me ensinou aos 8 anos, e somente fui levar a sério o xadrez aos 12 anos.

2.AJAX-CN - Quantos campeonatos amazonense você jogou?
Iwanon: Tres Finais de Campeonatos Amazonense, 2003,2004,2010.  Na minha primeira partipação com 13 anos fiquei em 11º com 20 jogadores, 2004 abandonei por problemas de saúde, 2010 , fiquei em 6º com 12 jogadores.

3.
AJAX-CN - Qual o método que utiliza para treinamento? E Cite sua abertura favorita?
Iwanon:  Prefiro análise de partidas de Grand Master. Tenho predileção pela abertuta Ruy Lopes, que também chamam de “Espanhola”, inclusive recordo a impecável Ruy Lopes que Kasparov jogou contra Karpov em 1985 I match.

4
AJAX-CN - Qual dos campeões mundiais lhe inspira?
Iwanon:  Atualmente admiro o estilo de Vladimir Kramink, pois é tipo que persigo, agressivo e sólido quando necessário, Kraminik tem uma partida muito boa, perfeita contra o Kasparov em 2000.

5.AJAX-CN - Nos torneios do AJAX-CN, percebemos que você tem muita garra e energia, verdadeiramente qual seu estilo de jogo?
Iwanon:  Busco a Solidez na posição.

6.
AJAX-CN - Parodiando " Nem só de xadrez vive o homem" o que você curte fazer?
Iwanon:  Sou uma pessoa normal que gosto de me divertir “ninguém é de ferro”, não faz mal um cineminha com uma gata, assistir futebol com os amigos, cervejinha, bate-papo, só não gosto de Poker, nada contra, não me dei bem com as cartas (Risos).

7.
AJAX-CN - Qual adversário mais díficil de enfrentar no AJAX-CN?
Iwanon: Ultimamente o Rennier (O cara fica louco quando chamo assim), rsrs. O Reinier sempre me trazendo grandes problemas no Blitz, apesar de sempre estar melhor posicionalmente, ele sempre tá arranjando uma forma de vencer, na seta, ou nos seus golpes táticos.

8.
AJAX-CN - Quais são seus planos para 2011 no xadrez?
Iwanon: Lutar para ser campeão Amazonense, sonho de qualquer jogador, sei da dificuldade, há grandes jogadores pela frente, vou me preparar pra isso.

9.
AJAX-CN - O jogo é blitz, respostas curta!
1) Mulher? Mamãe
2) Comida? Massas em Gerais
3) Música? João e Maria (C.buarque)
4) Vitória? Campeonato Juvenil 2008
5) Derrota? Regional Norte 2010 (para Janio Ribeiro)
6) Um final no xadrez? Finais de Torre é onde se aparece o Grande jogador. Blz.
7) Livro de Xadrez? Labirinto Siciliano. (Polugaewsky)

10.
AJAX-CN - Bem chegamos ao final, perguntamos muito, agora é você que pergunta a si mesmo e responda, se não, faça os agradecimentos.
Iwanon: Opa!!não me pergunto nada...rs. prometo que agora vou pensar qual a pergunta que eu me faria. Mas gostaria de agradecer, a todos os jogadores do Ajax-CN que me proporcionaram boas partidas em 2010 e a  todos os membros da Diretoria, abraços e sorte, até a próxima.


Agora coroar de glória nosso campeão, oferecemos alguns versos da sua música preferida com nossa interpretação própria.


Canção de Chico Buarque (João e Maria)
Agora eu era o herói   
( Você é herói das 64 casas )
....................................
Eu enfrentava os batalhões 
(Teve superar batalhões de craques do xadrez)
.................
Os alemães e seus canhões 
(O Reinier, e suas setas, O Fabiano, e seus geniais lances, Ramsés e seus pródigios)
......................
Agora eu era o rei      
( Agora você é rei do tabuleiro )
.............................
E pela minha lei       
(pelos seus méritos)
................................
A gente era obrigado a ser feliz 
(e você só pode estar feliz)

Parabéns MIKAEL IVANHOE!!!!!

24 comentários:

  1. entrevista Boa parabens!! MIka...

    ResponderExcluir
  2. OI obrigado pelo carinho...
    .
    abraços e sorte ate mais..

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista Iwanon ...
    Além de ser um ótimo enxadrista, e um adorador do esporte, espero que vc consiga suas conquistas no chess...
    Infelizmente ainda não jogamos, mais espero enfrenta-lo, concerteza será uma ótima partida .
    abraço ... Endson Lima

    ResponderExcluir
  4. aew Mikael
    parabens pelas conquistas!!
    neste ano volto com os treinos
    pra ver se ganho de ti. hehehe
    abração

    Olímpio Melo

    ResponderExcluir
  5. grande mikael.. parabéns pelo titulo!

    abs, dhiny

    ResponderExcluir
  6. Ótima crônica! O pessoal daqui arrasa!!! Parabéns ao Mikael. Ótimo 2011 de sucesso para todos os enxadristas!

    ResponderExcluir
  7. Olhaa olhaaa, meuu migoo Kael dandoo entrevistaa, que bom amigo que chegou assim, q 2011 vc tenha sucesso e consquiste teu sonhado titulo, que Deus o abençoe sempre.
    Aline Barroso

    ResponderExcluir
  8. Olhaa olhaaa, meuu migoo Kael dandoo entrevistaa, que bom amigo que chegou assim, q 2011 vc tenha sucesso e consquiste teu sonhado titulo, que Deus o abençoe sempre. AlineBarroso :)

    ResponderExcluir
  9. ta mto metido pro meu gostoo!!
    daqui a poouco vai esquecer da gente e se ligar mais na fama. shuahsuahsuhaushauhsuahsua parabens ai pela entrevista amigao <3 Beatriz Santos x)~

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkk FAMA È nem é ne bia...
    .
    Obrigado,,minha BIAZONA te adoro.. M.Iwanon

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a Canção...
    Parabens meu campeao... Michelly Antunes..

    ResponderExcluir
  12. Um verdadeiro Jogador , amante de combinações, sacreficios aprentemente improvaveis , um calculo invejado, unico dentre pouco , realmente BOBBY FISCHER é o melhor , ah mas o Iwanon e de mais , ta ele é CORINTHIANO ta explicado por que ele ganhou .... abraços mano WESLEY ÇESAR

    ResponderExcluir
  13. Descobri agora, Mikael não é o Ivanhoe, e sim o "Dom Juan" ou "Casanova", pois, recebeu muitos post de mulheres, tô conhcendo mais esse cara!rs...rs...rs!!!!!

    Parabéns, vc merece!!

    ResponderExcluir
  14. a seu carlos é bom receber esse carinho..

    M.Iwanon

    ResponderExcluir
  15. Ah, não valhe todos esses comentários a maioria é das fãs deles pow! ahhaah, brincadeiras a parte, parabéns Mika que você consigo o sonho de me vencer em 2011, kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Reinier super convencido ahahha
    Parabéns querido..
    que esse seja um ano de conquistas e realizações, tendo em vista que ja começou bem né?! Claro que num futuro bem proximo eu estarei ganhando haahah
    bjsss
    dany

    ResponderExcluir
  17. Parabens Mikael, bastante merecido, foi o jogador mais regular deste 3 circuito do AJAX-CN pelo que pude observar, participando constantemente dos torneios e sempre conseguindo as primeiras colocacoes. Espero que esse torneio possa servir de incentivo para evoluir cada vez mais o teu estilo posicional e que almeje mais titulos. ass: MorphyTal

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Mikael por mais um titulo em sua carreira, que venham mais e mais para você meu amigo lhe desejo tudo de bom para 2011 e que você realize seu sonho de se tornar campeão amazonense absoluto.

    PARABÉNS IVANHOE !!!

    Um Abraço !!!

    Ass: Garry Vishy

    ResponderExcluir
  19. Parabéns MikaelIVANHOE!!!Muitas vitórias em sua vida rapaz!!!

    fortge abraço!

    ResponderExcluir
  20. Valeu Galera...
    ,
    Iwanon;;

    ResponderExcluir
  21. Meu campeao::: BJU. Jaqui..

    ResponderExcluir
  22. Fileeee ;) balada q eh bom nada ne?! :** heuheuheuehueheuheu beijokas
    by : Thalita Cincinato

    ResponderExcluir
  23. Parabéns ao grande vencedor, o blog continua maravilhoso e muito bem administrado...vale ressaltar que quem posta nele está fazendo um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir