quarta-feira, janeiro 19, 2011

Um Novo Campeão MIKAEL IWANON




Antes dos informativos do clube, o AJAX-CN pede desculpas pela demora na atualização dos semanais (3 circuito), varios fatores ocasionaram o atraso, inclusive o meu (Nahuel) pela falta de tempo nesse período, estava estudando para as provas finais, que foram acabar só nesta quarta.

IV SEMANAL - COMO FOI?

Apos dois torneios amistosos devido a alguns problemas, o quarto semanal aconteceu na Escola Julio Cesar, com a presenca em massa de 21 jogadores de fortíssimo nível enxadristico, proporcionando um bela disputa.
O torneio foi jogado no ritmo blitz de 10 min, contendo 6 rodadas, e teve como principal destaque a bela disputa pelo primeiro lugar que ficou com o enxadrista Sebastiao Mousse, ganhando pelo critério de desempate dos milésimos medianos, já que na pontuação empatou com outros dois jogadores, Clóvis Souza e Daniel Leite.
Neste semanal, também destacamos a presença de vários novos participantes, é o caso de Victor Gabriel (que tem apenas 14 anos e é uma das promessas de novos talentos do xadrez Amazonense), Alessandro Mesquita e Sidney Ricardo.
Destaco também o terceiro lugar de Daniel Leite, que mesmo arbitrando, disputa as etapas, conseguindo proporcionar um xadrez bastante sólido e forte para disputar os primeiros lugares.

Fato Inedito

Apos um desafio de Sandro Dinelly a Sebastiao Mousse, os dois acabaram jogando sem os oculos, o que proporcionou uma vitoria de Sebastiao Mousse, com 6 graus a menos de visao. 

Após esta 4 etapa, o torneio tinha um novo líder, Mikael Iwanon, que com a 4 colocação assumiu a liderança (23 pontos), seguido de Nahuel Arenillas (21 pontos), Clóvis Souza (16 pontos) e Reinier Freitas (o Moglichess com 12 pontos.


Obs: Estão faltando os dados de alguns jogadores referente ao rating, esses dados serão corrigidos em breve. O jogadores que acharem que o rating nao está de acordo, comunicar a diretoria do clube AJAX-CN através do e-mail ajax.cidadenova@gmail.com para verificação.


V SEMANAL - COMO FOI?

A disputa entre o primeiro lugar do 3 circuito do AJAX-CN entre os jogadores Mikael Iwanon (que sempre nos semanais manteve a regularidade, conseguindo os primeiros lugares) e Nahuel Arenillas (que conseguia resultados excelentes em alguns semanais e pessimos em outros) faziam do torneio uma belo espetáculo, mas infelizmente Nahuel Arenillas não pode participar deste semanal, tornando a vida de Mikael Iwanon um pouco mais fácil em teoria, mas não foi o que aconteceu, porque? verá em breve! Eis que surge um carrapato na vida de Mikael Iwanon. Aquele jogador campeão do primeiro circuito, aquele polêmico jogador das setas e suas artimanhas, esse mesmo Reinier Freitas, o nosso Moglichess, com aquele xadrez que todos conhecemos venceu a etapa nos milésimos medianos (que ultimamente vêm decidindo o primeiro lugar), seguido de Sandro Dinelly, ambos empatados com 5 pontos.
Uma surpresa no pódio, mas muito merecida, foi do jogador Hudson Moraes, que inspirado ficou com a 3 colocação, fazendo 4 pontos no torneio. Destaque também para a 4 colocação do novo participante Lazaro Miranda, que fez 4 pontos e fez suar o primeiro colocado deste semanal. O lider do campeonato (Mikael Iwanon) ficou com a 5 colocação seguido do novo talento Vitor Gabriel com a 6 colocacao ambos fazendo 3,5 pontos.
Quero destacar alem do jogador Lazaro Miranda, a presenca de novos jogadores ao clube, Ricardo Sarrazin e Elvecio Wallace, sejam bem vindos aos novos jogadores.

Ato de Solidariedade

Neste quinto semanal, os jogadores, além da taxa de inscrição no valor de 3 reais para os não filiados, trouxeram um quilo de alimento não perecível, alimento que foi doado à Igreja São Bento, retribuindo o local (área de lazer) várias vezes concedido pela Igreja.


Após o 5 semanal a lideranca continua com Mikael Iwanon  (27 pontos), seguido de Reinier Freitas (22 pontos) , na terceira colocação esta Nahuel Arenillas (21 pontos).

VI e ULTIMO SEMANAL - COMO FOI?

Neste último semanal, com a disputa acirrada entre os primeiros colocados, o xadrez ganhou com excelentes resultados nos tabuleiros entre os jogadores. Com a participação de 18 jogadores, jogando num ritmo blitz 10 min, Reinier  Freitas fez a sua parte e venceu mais uma etapa, fazendo 32 pontos, mas Mikael Iwanon tambem fez a sua parte (tinha que chegar ate o quarto lugar) chegando em terceiro lugar e vencendo o III CIRCUITO DO CLUBE AJAX-CN, fazendo 33 pontos. Destacamos as jovens promessas, Victor Gabriel (14 anos) com uma excelente 2 colocação nesta etapa, fazendo 4,5 pontos e vencendo jogadores como Nahuel Arenillas, e Artur Andrade (12 anos) que obteve a 10 colocação e fez 3 pontos nesta etapa. Destaque mais uma vez para Hudson Moraes, que parece que engrenou no xadrez e conseguiu mais uma boa colocação, 4 colocado.
Quero destacar mais uma vez aos novos jogadores que participaram do clube (Olimpio Melo, Joseph Costa e Italo Pereira) mostrando que o clube vem crescendo e tornando-se muito importante na comunidade enxadristica do Amazonas.


Confraternização

Na última rodada do 6 semanal, houve trocas de presentes entre os jogadores, na realização do AMIGO CHESSCRETO, proporcionando uma confraternização de encerramento do ano de 2010 do clube AJAX-CN. 



O CLUBE AJAX-CN agradece a importante presença dos 41 jogadores que participaram deste terceiro circuito e esperamos que tenham gostado. Continuem participando neste ano de 2011 que promete novidades para os jogadores que queiram aperfeiçoar o seu xadrez.

7 comentários:

  1. ficou bom mano parabens...
    .
    M. Iwanon

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha de torneios, Nahuel! cada vez mais, fazendo um jornalismo claro!...Parabéns, continue assim, a família Ajax agradece.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado ai por tudo AJAX-CN, a equipe AJAX-CN é demais.
    Os comunicados ficaram show.
    Parabéns, Nahuel você é demais...

    ResponderExcluir
  4. Ninguém ressaltou a incrível performance de um certo rapaz, 3 ouro em 4!

    ResponderExcluir
  5. é quem te perguntou?? ninguem liga pro vice campeao do circuito..rs
    .
    M.iwanon

    ResponderExcluir
  6. Finalmente saiu! rs. Que beleza.

    Queria comentar duas coisas. Primeiro que o Victor Gabriel foi duplamente beneficiado na última etapa. Ao chegar à última rodada e constatar que não tinha condições matemáticas de alcançar o título do circuito, seu adversário - Reinier Freitas - resolveu empatar sem jogar. Assim, Victor ganhou um precioso meio pontinho totalmente de graça. E sabemos que dificilmente ele arrancaria um empate do Reinier em condições normais. Acrescente-se ainda que Mikael Iwanon (3º colocado no torneio), ao ver que Reinier resolvera empatar sua partida sem jogar, também resolveu empatar a sua do mesmo modo, isto é, sem jogar; sacramentando assim a segunda colocação de Victor.

    Vale ressaltar que isso não é choro de perdedor. Pois, como perdi minha partida para ele (Victor), mesmo que ele tivesse perdido sua partida com o Reinier, eu ainda terminaria o torneio atrás dele. E continuaria em quarto lugar. Assim, minha situação não se alteraria.

    Em todo caso, 4 pontos é uma belíssima pontuação, e mesmo que ele tivesse ficado em terceiro (o resultado mais natural) ainda seria uma belíssima colocação. O perigoso moleque está de parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Outro ponto é que, se na pontuação geral eu tive 11 pontos em 3 participações, enquanto o Victor teve os mesmos 11 pontos porém em apenas 2 participações, então a lógica diz que ele deveria estar em sétimo e eu em oitavo. Da mesma forma todas as outras situações de empate.

    No meu ponto de vista o critério de desempate adotado está invertido, e quem teve a mesma pontuação com um menor número de participações deveria estar à frente de quem precisou de mais participações para atingir a mesma pontuação. Imagino que, provavelmente, vocês quiseram privilegiar os jogadores mais assíduos, com mais participações. Porém, na minha opinião, isso não poderia se sobrepor ao mérito esportivo.

    Sendo assim, de acordo com o MEU critério de desempate o resultado seria:

    Mikael Iwanon
    Reinier Freitas
    Nahuel Arenillas
    Clovis Souza
    Daniel Leite
    Sandro Dinelly
    Victor Gabriel
    Hudson Moraes
    Sebastião Mousse
    Jordan Gomes
    Antony Franco
    Martin Souza
    Lázaro Miranda
    Ramsés Arenillas
    Adriano Andrade
    Aildon Fonseca
    Carlos Sotero
    Ingrid Adine
    Fabiano Bezerra
    Artur Andrade
    Daniella Pires
    Luiz Eduardo
    William Souza
    Ricardo Sarrazim

    No caso de dois jogadores empatarem tanto em pontos quanto no número de participações (Sebastião Mousse e Jordan Gomes, por exemplo), concordo que deve permanecer como segundo critério de desempate o maior rating, como já vem sendo feito.


    Parabéns a toda a direção deste amado clube pelo belíssimo trabalho realizado e pelo exemplo de dedicação com que vocês nos brindam. Um ótimo 2011 para todos nós!

    ResponderExcluir