segunda-feira, dezembro 06, 2010

DANIEL LEITE - " Uma Surpresa Multifacetada"

    Daniel Leite sempre nos surpreende desta vez, após estar afastado anos das competições federativas, obteve o 2º lugar do “Campeonato Amazonense de Xadrez” ficando a frente de grandes nomes do enxadrismo do Amazonas. 
Daniel Leite com sua pele AJAX
  
    Mas com dizíamos anteriormente, Daniel Leite é surpreendente, seu mundo orbita em torno do xadrez de garoto a juventude, Daniel sempre foi um competidor sagaz em tudo praticou, desde as brincadeiras de rua no conjunto, como empinar de papagaio de papel, bolinha de gude, pique, barra-bandeira, peladas de futebol e voleibol uma de suas paixões na época, depois chegou juventude e conheceu o xadrez, que foi como amor à primeira vista, passou a desfrutar da nobre arte com muita dedicação sendo muito perfeccionista em tudo o que faz.

    Em essência Daniel Leite é reconhecido pelos seus amigos pela exuberante inteligência mesmo em aspectos extra xadrez, é criativo chegando ser cerebral, tendo idéias vai ao ponto máximo na execução como podemos ver atualmente criação do relógio de xadrez para o clube AJAX-CN do qual é fundador. Essas coisas são quase endêmicas, transfigura e transparece em sua personalidade.

    No AJAX-CN, Daniel Leite além de árbitro, praticamente assume todas as funções do clube, cria os torneios, dirige-os, criou a biblioteca, por último lançou a loja de camisas do clube, tudo implementado por suas mãos inquietantes no blog do clube, verdadeiramente um lutador incansável pelas causas do xadrez.

    Somente por esse desempenho, percebece-se que Daniel Leite se prepara para ser um dos grandes jogadores do AJAX-CN nas competições do estado, temos certeza que ele prometeu a si mesmo, pois o xadrez para o multifacetado Daniel Leite é razão de viver e morrer.

Confira a entrevista

1     AJAX-CN - Qual foi seu primeiro contato com o xadrez?
Lembro quando criança, na casa de meus tios, usava um tabuleiro de xadrez com peças de madeira para jogar dama e não fazia idéia do que era xadrez. Então em 1999, depois de muito dizer que meus amigos da rua onde morava iriam ficar doido jogando xadrez, me vi obrigado a aprender, pois era um dia de chuva e não podia brincar de bolinha nem soltar papagaio. Ali nascia um apaixonado pelo xadrez!
AJAX-CN - Para você mais importante é o talento ou treino?
Um completa o outro, qualquer um que treine será um enxadrista, qualquer um que tenha talento será um enxadrista em destaque, se você tem talento e treina será Bobby Fischer!
AJAX-CN - Qual sua maior alegria no xadrez?
Ter conseguido controlar meu temperamento agressivo, o que me fez crescer como pessoa e profissionalmente.
AJAX-CN - Qual o mestre do passado que você admira? Cite uma partida?
Tenho admiração por dois grandes jogadores do passado, Jose Raul Capablanca e Bobby Fischer.( veja abaixo 3 grandes partidas )

AJAX-CN  - Você já sentiu-se bem com alguma derrota? Existe derrota que parecem vitória?
Claro! Cada derrota e um aprendizado. Derrota e vitória andam em cima da mesma linha basta saber extrair a parte boa de cada.
AJAX-CN -  Você tem algum hobby extra xadrez?
Esporte. Qualquer tipo eu to dentro!
AJAX-CN - O que achou de sua performance nesse último? Qual sua melhor partida?
Não tenho me saído muito bem em competições que participei neste ano, então resolvi mudar a estratégia. Deu certo, levei todas as partidas para uma final de peões com apoio de uma ou duas peças, perdendo apenas uma em cinco. A melhor partida foi na última rodada, partida muito interessante, estava muito inferior no início, porém, com as trocas no meio jogo passei a ficar muito superior com várias pequenas combinações.
AJAX-CN - Qual importância da criação de clube de xadrez em Manaus?
Enxadrista não cresce apenas de competições principais, o clube e quem lapida o jogador!
AJAX-CN - O que você acha da popularização do xadrez através desses projetos que estão nas escola de Manaus, você acha que funciona, atrai jovens para a prática do esporte?
O xadrez já devia ser a muito tempo matéria obrigatória nas escolas, haja vista as habilidades que proporciona. E preciso um trabalho sério para que funcione realmente e pessoas dispostas a trabalhar. Para então o jovem perceber o que esta perdendo!
AJAX-CN - Deixe seus agradecimentos e um incentivo aos jovens?
Agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma apóiam o AJAX-CN. Meu incentivo vai para todos, não somente os jovens, a prática do xadrez é tão importante quanto qualquer outro esporte! Como já dizia o filósofo alemão Johann Goethe do século XVII, “O Xadrez é a Ginástica da Inteligência”.

E por lembrar Goethe, parabenizamos Daniel Leite, com mais umas de suas frases deixadas por esse pensador.

“O verdadeiro grande talento descobre as suas maiores alegrias na realização”

***



2 comentários: