
Data de Nascimento: 30/05/1996
Título FIDE: Candidato a Mestre (CM)
Rating FIDE: 2112
Título AJAX: Mestre AJAX (MA)
Rating AJAX: 2220
AJAX: Conte a sua história no xadrez. Como começou? Quem te ensinou a jogar?
Victor Gabriel: Aprendi os movimentos das peças aos 13 anos observando colegas jogarem num projeto do colégio – EMEF Roberto dos Santos Vieira – com aulas lecionadas pelo Prof. Dauton Amoedo no intervalo. Consegui um tabuleiro e ficava jogando sozinho em casa (uma mão contra a outra, rs!) até que teve um torneio interno na escola, no qual me inscrevi e venci. Nessa época um dos incentivadores do projeto Prof. Vivaldo Serafim começou a me acompanhar e me levar a torneios com os demais jogadores da escola. Aos poucos descobrimos que eu “levava jeito” para xadrez quando venci o Amazonense Sub-14 e fiquei em 3º lugar no Amazonense Sub-16 poucos meses após ‘aprender’. Em 2011 ingressei no Centro Educacional La Salle sendo atleta-bolsista pelo xadrez graças ao Prof. Célio Barbosa a quem sou grato por todos os conselhos e ensinamentos compartilhados.
AJAX: O que mudou na sua vida com o xadrez?
Victor Gabriel: O xadrez me proporcionou/proporciona grandes prazeres, como o de conhecer outros estados, novas culturas, rever alguns amigos, criar novos, etc.
AJAX: O que você acha do xadrez como ferramenta pedagógica na educação?
Victor Gabriel: A prática enxadrística estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas como atenção, concentração, raciocínio lógico, memória, organização de ideias, imaginação, antecipação, espírito de decisão, autocontrole, disciplina, perseverança, etc.
AJAX: Como você costuma estudar xadrez? Lê livros ou usa softwares de xadrez?
Victor Gabriel: Não tenho paciência para ler livros de xadrez. Normalmente resolvo exercícios de táticas, combinações, analiso algumas partidas comentadas, mas passo a maior parte do meu tempo jogando partidas blitz no ICC (Internet Chess Club) e PlayOK, gosto de encarar adversários bem mais fortes e bater meus recordes, isso me motiva. Acompanho torneios internacionais quando são transmitidos ao vivo no ChessBomb. Costumo fazer análise pós-partida com meus adversários. Acabo aprendendo um pouco de tudo isso.
AJAX: Quais são seus planos para 2015?
Victor Gabriel: Pretendo disputar minha primeira Semifinal de Brasileiro Absoluto, os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) em Uberlândia/MG e alcançar a marca dos 2200 pontos no ranking internacional até o fim do ano.
AJAX: Como você define o seu estilo de jogo no xadrez?
Victor Gabriel: Sou bem eclético, não tenho um estilo de jogo bem definido. Depende muito do adversário que enfrentarei.
AJAX: Qual dos campeões mundiais você mais admira?
Victor Gabriel: Admiro muito o estilo do Mikhail Tal, apesar de criticarem-no por ter sido “o campeão dos sacrifícios furados”.
AJAX: O que mudou na sua forma de treinamento nesses 6 meses onde jogou vários torneios e em todos eles teve excelente resultados?
Victor Gabriel: Não sei se mudei algo em meu treinamento, acredito que comecei a se concentrar e ter mais seriedade nas partidas.
AJAX: Qual sua melhor partida nesse "início de 2015"?
Victor Gabriel: Creio que minha vitória contra o Mikhail Iwanon (2027 FIDE) no IRT de Abertura FBX, realizado em Brasília/DF.
AJAX: Qual sua melhor partida nesse "início de 2015"?
Victor Gabriel: Creio que minha vitória contra o Mikhail Iwanon (2027 FIDE) no IRT de Abertura FBX, realizado em Brasília/DF.
![]() |
Mikhail Iwanon (2027) Vs. Victor Gabriel (2103) |
AJAX: Cite algumas jovens promessas do xadrez amazonense além de você.

AJAX: E para finalizar…
Victor Gabriel: Agradeço ao Nahuel Arenillas pela oportunidade desta entrevista e quero dar os parabéns ao Clube AJAX que está tendo um papel positivo no xadrez amazonense. Agradeço em especial o Dr. Ronnie Frank Torres Stone, Dr. Enrique Alberto Soto Gutierrez e ao grande amigo e mais jovem Campeão Amazonense Absoluto, Ronnie Frank Pires Stone por toda ajuda que me concederam durante meus primeiros anos no xadrez. Ao Dauton Amoedo, Vivaldo Serafim e Célio Barbosa pelo que me ensinaram; ao MF Renan Reis e MN Andrey Neves pelas boas dicas e conselhos; meus amigos e colegas de xadrez por terem me recebido nessa grande família a 5-6 anos atrás; e finalmente um grande obrigado a meus familiares por sempre estarem torcendo e me apoiando.
Quero ver vvocê ganhar de mim rsrs
ResponderExcluir