quarta-feira, março 05, 2014

Open Rápido e Blitz do Amazonas 2014

     Um sucesso foi o 2º Aberto de Xadrez Rápido do Amazonas e 1º Aberto de Blitz.  Claro que o atraso ocorrido foi um pouco desgastante, porém, o que se pôde verfoi uma grande maratona de xadrez para quem jogou o Rápido e Blitz, alguns jogadores sucumbiram ao cansaço e estavam jogando no automático.rsrsrs


Campeão Jânio Ribeiro e Jarbas Aguiar


               O torneio foi de um excelente nível técnico, contou com a presença de 6 campeões Amazonenses , fortes jogadores do Clube de Xadrez Manauara, Clube de Xadrez Ajax entre outros.  Vale ressaltar a presença da delegação de Roraima que esteve presente no evento com bons jogadores, são eles; O presidente da FEROX Jarbas Aguiar, Jânio Ribeiro e os irmãoEndson Lima e Marcos Lima, todos com uma boa bagagem de xadrez. Logo percebeu-se que não ia ser fácil arrastar o título, o que se viu foi muitos tubarões em ação, porém, o tubarão oficial mesmo estava bem adoentado, já sem os dentes e foi devorado por piabas.

                 O vencedor do Rápido foi o forte jogador de Roraima Jânio Ribeiro, que fez jus ao titulo, pois, venceu bons jogadores do Amazonas, entre eles podemos citar Darkenwald Pereira, que foi o campeão da 1º Etapa do Rápido, o multi campeão Pedro Moraes e o favorito MF Renan Reis, portanto Parabéns ao Campeão. MF Renan Reis foi surpreendido por uma derrota frente ao campeão, porém, logrou o segundo lugar.





1ºRodada

         Em virtude de vários bons jogadores não possuírem o rating rápido fide, houve uma série de confrontos entre os ‘’bons’’ na primeira rodada. É claro que contabilizado esse torneio na fide, a maioria obterá seu rating, pois, muitos fizeram ‘’bons blocos’’.  No confronto indireto entre Amazonas e Roraima, os jogadores mais ao norte saem na frente com 2,5 a 1,5. Mikhail Iwanon venceu um macuxi e Leonardo Gadelha Empatou com outro. Darkenwald Pereira foi a primeira vítima do campeão Jânio Ribeiro.

Mikhail Iwanon  x  Hugo Bernardino

2º Rodada

       Em um emparceiramento ‘’embolado’’ por causa do rating, os favoritos se enfrentam. Novamente somos vencidos pelo placar de 2,5 a 1,5. Desta vez é Fabiano Bezerra que segura o barco pro Amazonas, vencendo Jarbas Aguiar e Hugo Bernardino empatando com Jânio Ribeiro.

Larissa x José Geraldo


3º Rodada

Foi na terceira rodada foi que as zebras se soltaram do cercado e apareceram em cena. 1º Zebra:O Mestre Nacional Andrey Neves perde para um jogador de rating muito inferior ao seu. 2º Zebra: O experiente professor de xadrez ElismarBenayon perde para o ‘’curumim’’Leandro da Nobrega, é claro que a ‘curuminzada’ está treinando né. 3º Zebra :Devid Vargas, jogador que a pouco apareceu na cena amazonense vem impondo derrotas a bons jogadores conhecidos do circuito. Desta vez venceu nosso colega Soto Guitierrez. Após essa derrota Soto abandonou o torneio, pois, não é adepto de ritmos rápidos. Muitos mestres chegam a proferir que isso nem é xadrez, outros passam madrugadas jogando no ritimo ‘Bullet’de 1 minuto apenas, vai entender. Mas que é um ritmo bem divertido isso é garantido. Nesta rodada Roraima venceu o Amazonas por 4 a 0 , é claro que a disparidade em alguns duelos era dantesca, porém, isso aqui é só uma foram de apimentar a disputa entre nossos colegas da querida Boa Vista.

Miguel x Vinicius Tavares


4º Rodada

E as Zebras retornam ao mezanino do Taj Mahal, desta vez o MF Renan Reis empata com um jogador de imensa diferença de rating. Devid Vargas volta a fazer mais uma vítima, Vence ElismarBenayon, Elismar que não está nos seus melhores dias. Roraima vence o Amazonas por 3 a 1 , Andrey Neves Vence Jarbas Aguiar e faz o ponto de honra do AM. Endson Lima segue fazendo um bom torneio, vence o forte jogador do Clube de Xadrez Manauara Alberto Mousse.

Endson Lima  x  Alberto Mousse

Jarbas Aguiar  x  Andrey Neves

Jânio Ribeiro  x  Pedro Moraes

Renan Reis 

Jânio Ribeiro




5º Rodada

     Jânio Ribeiro e MF Renan Reis vencem suas partidas e se isolam na liderança. Na mesa 3 os jogadores empatam sem ao menos acionarem os relógios, é claro que os jogadores estão certos, estão usando a estratégia do empate de salão. Victor Gabriel vence e se segue se recuperando após duas inesperadas derrotas. Mikhail Iwanon que também vem fazendo um torneio de recuperação, vence o bom jogador Alberto Mousse. No placar AM vs RR, o Amazonas imprime um 3 a 1 fervoroso.


Renan Reis  x  Endson Lima

Jarbas Aguiar  x  Devid Vargas

Marcos Lima  x  Andrey Neves

6º Rodada

   Pode se dizer que foi a sexta rodada que decidiu o torneio, os líderes MF Renan Reis e Jânio Ribeiro se enfrentam, Renan Reis está aquém que seu nível habitual e comete várias imprecisões e acaba perdendo a partida e o título para Jânio Ribeiro, que precisa apenas de um empate na próxima rodada para ser campeão. Mikhail Iwanon vence Andrey Neves que no apuro de tempo entrega a dama limpa e tenta movimentar novamente a dama, porém, Iwanon percebe e a regra é clara, como dizia nosso saudoso ex-presidenteMarcos Oliveira ‘’ peça tocada é peça jogada, peça largada é lance feito ‘’ . No AM vs RR fica igualado em 2 a 2 graças ao jogador da Suécia que o Amazonas acolheu Rafael Werkauzerkwy.


MF Renan Reis  x  Jânio Ribeiro

Andrey Neves  x  Mikhail Iwanon

Endson Lima  x  José Geraldo

Victor Gabriel  x  Nelson Bezerra


7º Rodada

    Como Jânio Riberio já estava com a mão na taça, diz que não quer mais ‘bater cabeça’ com capivara e empata seu jogo. A briga fica então pelas outras colocações. MF Renan Reis joga tudo e mais um pouco para vencer Darkenwald Pereira e obter a 2º colocação e Endson Lima consegue vencer o forte jogador Mikhail Iwanon e fica em quarta colocação. Marco Lima de Roraima vence o CM Leonardo Gadelha e faz um bom torneio. RR 2,5 AM 1,5









Pedro Moraes  x  Fabiano Bezerra


Ian McDonald  x  Jarbas Aguiar



Nelson Bezerra  x  Igor Borge

Conclusão

Torneio em ritmo rápido é isso aí mesmo, muitas zebras e vence quem consegue segurar a pressão do tempo e do adversário. Muitos jogadores ‘fortes’ não despontaram, enquanto que o ‘pingueiros’ da net se deram bem, são aqueles que estão mais habituados com a ‘seta’ caindo e tem ‘recursos’ como o fluminense, na pressão a mil jogam qualquer lance, fazem um ‘truquezinho’ besta, mesmo perdido continuam a partida por que confiam que o relógio irá lhes ajudar,a velha malandragem do malandro. O placar final do confronto Amazonas vs Roraima, fomos vencidos por 17,5 a 10,5 , é claro que esse placar não reflete o real , visto que se formos analisar o rating médio, o Amazonas enfrentou jogadores muitos mais fortes, porém , o que fica é a descontração, o entretenimento entre os jogadores dos dois estados e esse clima de amizade que há tempos temos entre Amazonas e Roraima. Parabéns a todos os participantes e em especial aqueles que conseguiram seus respectivos blocos para a obtenção do rating FIDE. Valeu até a próxima etapa do rápido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário