segunda-feira, março 04, 2013

Entrevista Nahuel Arenillas

                            Confira a entrevista com o Campeão do 3º Circuito de Xadrez do Clube de Xadrez AJAX 2012 Nahuel Arenillas





Nahuel Arenillas,jogador de xadrez radicado no Amazonas com sangue Argentino,  joga xadrez há 14 anos. Consegue a difícil tarefa de ser professor de Física, professor de xadrez , diretor do Ajax entre outras atribuições. Nesta entrevista relata um pouco sobre sua visão do xadrez em geral.

 

1º)Para chegar onde chegou você precisou estudar muito xadrez? Como foi seu estudo e seu treinamento?

 Resp.:Logo que comecei a jogar xadrez, nos tempos que o Prof. Magalhães realizava torneios no refeitório da Vila olímpica  eu me dediquei por dois anos e após isso apenas joguei xadrez por diversão,ultimamente tenho treinado um pouco mais, principalmente tático.

 

2º)Você leu muitos livros de xadrez? Pode citar alguns deles?

 Resp.:Li poucos livros,  são eles: 1º Xadrez Básico de Agustini estudei por 1 ano, 2º Melhores partidas de Paul Morphy foi o que mais me impressionou pelas belas partidas, li também o livro do match entre Capablanca e Alekhine pelo mundial de 1927.

 

3º)Quais são suas aberturas e defesas prediletas?

 Resp.:Acho que todos conhecem rsrs: Sempre jogo e4 com brancas e quando respondem e5 jogo gambito do rei e as vezes giuoco piano, contra c5 jogo a variante Alapin.  De negras contra e4 jogo a eterna caro kann e contra d4 jogo índia do rei.

4º)Conte-nos uma cena que marcou sua vida enxadrística.

Resp.:Tive recentemente a felicidade de ver alguns dos meus  alunos serem premiados no último FAMAC 2013 ( Festival Amazonense da Criança ) que representa o Campeonato Amazonense de Xadrez por categoria, entre eles posso citar os jogadores Johnnathan Aguiar 3º Lugar Sub-10 , João Vitor 3º Lugar Sub-12 e Debora Nascimento Amaral 3º Lugar Sub-10 Fem. , o que é bastante gratificante , pois, serão o futuro do xadrez Amazonense.

 

5º)Como é conciliar a atividade de diretor do Clube de Xadrez Ajax  , professor de xadrez e jogador.

 

Resp.:A ideia de jogador profissional nunca tive ( treino um pouco apenas para não apanhar tão feio  rsrs ),  diretor do clube Ajax é uma necessidade para formar futuros jogadores assim como professor de xadrez. Como professor o meu principal foco é formar jogadores de qualidade e e não atentar muito para o lado financeiro. Existe um projeto para ensino de xadrez na Escola Municipal Antonio Moraes e agora novas parcerias com as escolas: Escola Estadual Ana Neire e a Ecola particular Celus.

 

6º)Qual sua opinião com relação ao desenvolvimento do xadrez na sua cidade, estado, e no país. Quais pontos pode-se melhorar o que pode ser mantido.

 

Resp.:Há dez anos  atrás, tivemos em Manaus um alto índice de bons jogadores, resultado do trabalho desenvolvido pelo então presidente da FAX José Magalhães, que conseguia atrair vários adeptos para a prática do xadrez, nos últimos anos houve uma redução dos praticantes, tentando reverter este quadro , reunimos um grupo de jogadores entre eles eu , Sr. Carlos Sotero, Daniel Leite, Reinier Freitas, Ramses Arenilas, Antony Franco e decidimos fundar o Clube de Xadrez Ajax da Cidade Nova, com o intuito de difundir a prática bem como atrair novos jogadores de xadrez. A FAX paralelamente vem fazendo um excelente trabalho, realizando diversos torneios e atraindo  vários jogadores.

 

Na cena nacional , vejo com grande entusiasmo, pois, estão surgindo vários talentos brasileiros com o MI Evandro Amorim entre outros.

 

7º)Para você, qual o melhor jogador brasileiro atual? E o melhor jogador brasileiro de todos os tempos?

 Resp.:Melhor jogador brasileiro atualmente considero ser o GM Rafael Leitão  e o de todos os tempos acho o GM Henrique Mecking ( talento natural ).

 

8º)Quem foi o maior jogador de todos os tempos, na sua opinião?

 Resp.:Em minha opinião considero ser o letão Mikhail Tal , apesar de ser campeão mundial apenas uma vez em 1960, ele jogou o xadrez mais brilhante dentre seus pares.

 

9º)Quais seus principais objetivos no xadrez futuramente.

 Resp.:Como professor, estou focado recentemente em formar novos jogadores, como enxadrista futuramente pretendo chegar a 2000 pontos de rating fide

 

10º)Qual o jogador mais forte que você venceu

 Resp.:No pensado venci recentemente o forte jogador de Roraima Endson Lima 2076, no rápido venci o forte jogador Andrey Neves 2159.

 

11º)Dê um recado para seus fãs e todos aqueles que admiram sua carreira enxadrística!

Resp.:Para ser um bom jogador de xadrez deve se dedicar ao máximo e obterá bons resultados. 

 

4 comentários:

  1. Parabéns amigo Nahuel pela bela entrevista, admiro vc pela perseverança, e a dedicação aos jovens iniciante na nobre arte...vc têm meu aplauso!

    ResponderExcluir
  2. obrigado seu Carlos, tambem admiro vc pela luta do xadrez no Amazonas! Resultados já estão aparecendo! Acho que mais uns 2 anos e teremos uma base nova de jogadores.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha de entrevista.
    A humildade é típica dos verdadeiros vencedores. Não só no tabuleiro, mas na vida.
    Parabéns, jovem!
    Felipe Coelho

    ResponderExcluir
  4. Agradeço Felipe Coelho! Não o conheço mas espero conhecê-lo em breve!

    ResponderExcluir