quinta-feira, março 22, 2012

Noticias desta Semana do Xadrez Amazonense


 Venha Participar da 6º Etapa do AJAX Hoje                 


4º Etapa do Clube de Xadrez AJAX



* O torneio realizado pela FAX, "CAMPEONATO AMAZONENSE DE XADREZ 2012, CATEGORIA SUB-20" não será realizado mais neste fim de semana, 24/03/2012, devido a um imprevisto, o torneio será realizado na semana seguinte, data 31/03/2012, ainda sem local definido. A informação partiu do arbitro de xadrez e um dos diretores da FAX, Alterlan Sabino.



*  A pedidos, abaixo estão as três tabelas que já são costumes do CIRCUITO DO CLUBE AJAX-CN.


Portanto Reinier Freitas liderá este circuito com 9 pontos de vantagem para o segundo colocado Nahuel Arenillas. Neste semanal descem para o G-2, Ramses Arenillas e Juda Freitas, e sobem para o G-1, Daniel Leite e Jose Guedes.
Outra informação é que na tabela de classificação só pontuam (pontos e participação) os que jogarem no G-1, independente de haver apenas 1 ou 2 grupos.
Ex: O jogador charles Paz, iniciou jogando no Segundo Semanal, no G-2, como ganhou, foi para o G-1, neste semanal, ele não pontuou. No Terceiro Semanal ele jogou no G-1, ficando em terceiro lugar, ganhou 6 pontos e 1 participação. No quarto Semanal houve apenas um grupo, todos que jogaram este semanal, ganharam 1 participação, como ele ficou em 10 lugar, ganhou apenas 1 participação, ficando com 6 pontos e 2 participações. No quinto Semanal voltou a ter dois grupos, ele permaneceu, no G-1, já que os rebaixamentos e subidas de grupo só vale quando tem dois grupos, no caso, fica válido o do Terceiro Semanal, no caso subiram Judá Freitas e Igor Borges e desceram Daniel Leite e Hudson Moraes, como Charles Paz ficou em sexto lugar, ganhou mais 3 pontos e ganhou mais uma participação, somando um total de 9 pontos e 3 participações. 
Com o tempo vocês se familiarizarão com as regras, espero que tenha esclarecido!

*  Lembrando que neste fim de semana, 24/03/2012, haverá O SEXTO SEMANAL DO 1 CIRCUITO DE 2012 DO CLUBE AJAX-CN, contamos com a sua presença.

30 comentários:

  1. Eita,

    Não tinha ganhado 18pts na última etapa? Então era para está com 2024!

    E outra, o Gadelha é para está em 3. lugar na classificação parcial do circuito.

    Analisando meus desempenhos:

    - 2 1º. lugar = 20pts.
    - 1 vice = 8pts.
    - 1 4º. lugar = 5pts.
    - 1 6º lugar = 4pts.

    Total de pts.: 37pts e não 36 pts.

    ResponderExcluir
  2. Olhando com mais calma, tem que verificar a ordem toda da classificação parcial do circuito.

    ResponderExcluir
  3. Ola Reinier, realmente estava errado a tabela, não nos pontos e sim na listagem, faltou selecionar o tipo de classificação, mas já foi corrigido. No seu caso, esta confundindo a sua colocação, vc ficou em 6 lugar no segundo semanal, fazendo apenas 1 ponto, deu sorte por nao ter sido rebaixado. Então pelo que vi as suas colocações são: 1, 6, 1, 4 e 2, ganhando, 10, 4, 10, 5 e 8 pontos, total 36 pontos. Espero que eu tenha conseguido esclarecer isso. Outro fato, é que nao sei se perceberam, mas existe o nome de um jogador com a letra B no final, no caso o Felipe Araujo B. O B foi colocado por ja ter um outro jogador com esse nome, portanto, até um dos dois jogadores comparecer novamente no clube para mudar o sobrenome, ficará assim o nome do segundo Felipe Araujo na tabela de classificação.

    ResponderExcluir
  4. Hummm, pensei que era:

    10
    8
    6
    5
    4
    3
    2
    1

    Por isso calculei com 3pts, mas td bem e a questão do rating que citei acima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é? Sempre soube que era assim. Se não é, como é então?

      Excluir
  5. Opa, é 36 mesmo, efeito de matemática =D

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkk, é muita cachaça!!!

    ResponderExcluir
  7. http://www.fax-am.org/content/campeonato-amazonense-juvenil-sub-20

    ResponderExcluir
  8. não ta ficando legal as mudancas no site do ajaz.
    fabricio

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do penúltimo template, aquele com a cor predominantemente laranja e bege. Mas esse último, com fundo preto e letras brancas, não ficou legal não. Principalmente por causa dessa imagem dessa praça, que é muito bonita, é fato, mas o fundo azul dela deixa as letras brancas ilegíveis.

    Sugestão: retornar o template anterior.

    ResponderExcluir
  10. Prestando mais atenção, há letras brancas e letras azuis no novo template. É claro que não fica legal letra azul sobre fundo azul. Da mesma forma, na parte das nuvens, a imagem é quase branca, o que prejudica muito a visualização das letras brancas dos comentários.

    Conclusão: o melhor mesmo é ter um fundo uniforme, de uma cor só. Mesmo que para isso se tenha que abrir mão de uma imagem tão bonita quanto a dessa praça.

    Aliás, onde fica?

    ResponderExcluir
  11. Hudson Moraes , vc me desaponta na forma de se referir ao Sr. Cardoso. Usar como parâmetro a vitória deste sobre o Ramses, algo '' dantesco''.... ''Ganhar do Ramsés não estava sendo uma boa referência sábado passado, já que ele perdeu até para o Sérgio Cardoso''... Na minha humilde opinião, qualquer jogador que treine um pouco mais, tem reais condições de ganhar uma etapa no AJAX. Segundo o estatístico do Chess Base Jeff Sonas, no Xadrez a sorte tange em apenas 2% dos jogos, ou seja,no xadrez vc vê as intenções de seu adversário, diferentemente no pokêr, em que a sorte predomina. Conclusão: Todo jogador é digno de sua vitória, pois, impôs caminhos tortuosos que seu adversário não soube trilhar.....nada pessoal.....rsrsrs....valeu

    Sem esquecer que o Ramses é um bom jogador....más, já foi melhor.....rsrs

    ResponderExcluir
  12. Fabricio e Hudson, nosso diretor Daniel Leitte, está procurando encontrar um visual que tenha as caracteristicas do clube. De fato ainda não encontrou...rsrs... É bom saber a opinião de vcs leitores do blog, desta forma podemos fazer um visual plausível ao gosto dos leitores.

    ResponderExcluir
  13. Seria interessante colocar um plugin com uma enquete sobre o template do blog....rsrs...com grandes comentários enfadonho....rsrs...

    ResponderExcluir
  14. na verdade esto em contato direto com Emerson Silva q eh o criador das artes em qestao, estamos tentando encontrar a melhor solucao para o blog, o trabalho eh um pouco complicado, mas chegaremos num bom resultado, seria interessante q ate lah pudessemos ouvir suas opinioes.

    obrigado por sua atencao. Daniel Leite

    ResponderExcluir
  15. Ola, eu acho que a figura nao deveria se perder, acho que melhoraria, se mudasse apenas o fundo onde fica a postagem, no caso, antes estava cinza, algo assim, se deixasse a figura e na parte onde esta escrito a postagem (a materia em si que se lê) ficaria bem melhor, porque realmente fica ruim para tentarmos ler a postagem!

    ResponderExcluir
  16. Skolchess disse:
    "nosso diretor Daniel Leitte, está procurando encontrar um visual que tenha as caracteristicas do clube"

    Daniel Leite disse:
    "estamos tentando encontrar a melhor solucao para o blog"

    O caminho é esse mesmo. Se a solução anterior não era boa o suficiente (sempre gostei do visual tradicional deste blog), o negócio é ir tentando até encontrar outra solução mais satisfatória.

    Esse de agora, por exemplo, é bem mais fácil de ler que a tentativa anterior.

    ResponderExcluir
  17. A imagem da praça, é foto ou ilustração criada por programa de desenho? Se é foto, alguém sabe de onde é, em que cidade fica?

    ResponderExcluir
  18. Além do visual, os recursos de um template também devem contar, é claro.

    Por exemplo, antigamente era possível ao autor excluir seu próprio comentário. Essa possibilidade é bem interessante. Se existisse, eu poderia alterar o "criada por programa de desenho" para "criada em programa de desenho", que fica bem melhor. Melhor ainda seria se - em vez de ter que excluir a mensagem inteira para depois postá-la novamente, corrigida - fosse possível editar um comentário sem precisar apagá-lo. Mas, no momento, nada disso é possível.

    Outro recurso muito interessante que também sumiu era o de responder a outro comentário, logo abaixo dele.

    Por exemplo, eu postei o meu comentário "E não é? Sempre soube que era assim. Se não é, como é então?" logo abaixo do comentário do Reinier, aquele que começa com "Hummm, pensei que era:".

    Do jeito que estava, um abaixo do outro, qualquer um que lesse conseguiria acompanhar o sentido da conversa. Com a troca do template, porém, meu comentário foi deslocado várias posições para baixo. Agora que lê fica sem entender sobre o que eu estou falando. A conversa ficou sem sentido.

    ResponderExcluir
  19. Errata: no comentário acima, no lugar de "Agora que lê" leia-se "Agora QUEM lê".

    ResponderExcluir
  20. Fui conferir nos posts anteriores e infelizmente verifiquei que a mudança de template bagunçou também os comentários dos posts anteriores.

    Exemplo, fiz um comentário em resposta a um comentário do Charles. Agora o comentário aparece deslocado, prejudicando o entendimento da conversa. Felizmente o recurso foi usado por poucos posts, então, se esse recurso for abandonado definitivamente, o prejuízo ocorrerá em poucos posts.

    ResponderExcluir
  21. Em relação ao comentário do Hécio ("Hudson Moraes , vc me desaponta...") que ele postou no post anterior e repetiu aqui, eu tinha algumas considerações para dizer "em minha defesa", mas achei melhor deixar o assunto morrer naturalmente. Mas saiba que eu li o seu comentário.

    ResponderExcluir
  22. Vejam, se o recurso de resposta a comentários estivesse ativo, em vez de toda essa mão de obra para identificar o comentário que estou respondendo [Em relação ao comentário do Hécio ("Hudson Moraes , vc me desaponta...")], eu poderia simplesmente postar abaixo do comentário dele já entrando direto na resposta, dispensando a introdução. É mais prático.

    ResponderExcluir
  23. Uma perguntinha aos webdesigners do Ajax. Por favor, deem uma olhada neste blog: www.ricaperrone.com.br

    É possível fazer isso no Blogspot?

    ResponderExcluir
  24. Eu não tenho o email do Mikael Iwanon, por isso estou postando aqui.

    Em nossa partida sábado passado eu estava jogando bem até que veio a inevitável hora da merda. Finda a partida, eu anotei a posição final, e esta é confiabilíssima, 100% correta.

    Momentos depois, o Mikael, interessado em analisar a partida, começou a reconstituí-la, enquanto eu anotava os lances. Mas paramos no 21º lance, logo após eu cometer um erro grave.

    Chegando em casa, porém, tentei reconstituir o resto da partida, e foi aí que as dificuldades começaram.

    Para vocês entenderem melhor, vamos aos lances.

    Mikael Iwanon x Hudson Moraes

    1.d4 Cf6
    2.c4 e5
    3.Bg5 exd4
    4.Dxd4 Be7
    5.Cf3 Cc6
    6.Dd1 d6
    7.e3 O-O
    8.Be2 h6
    9.Bh4 Bf5
    10.a3 a5
    11.Cc3 Ce4
    12.Bxe7 Dxe7
    13.Cd5 Dd7
    14.O-O Ce7
    15.Db3 Bg4
    16.Tad1 Cc5
    17.Dc3 Ce4
    18.Dc1 Tae8
    19.Tfe1 f5?!
    20.h3 Bh5??
    Aqui era necessário 20...Bxf3!, que mantinha o equilíbrio.
    Eu fazia uma boa partida, mas já estava entrando em apuro de tempo, por isso precisava economizar tempo no relógio. Assim, joguei sem pensar. O castigo foi imediato.

    21.Ce5!
    Ganha no mínimo uma peça.

    Concentramos nossas análises nas possíveis respostas pretas a 21.Ce5 e, principalmente, a como seria o jogo após 20...Bxf3 (as negras ficariam bem). Encerramos nossa reconstituição aqui.

    Em casa, tentei ir adiante.

    21... dxe5
    Ainda seguindo a política de economizar tempo, capturei o cavalo para compensar a perda do bispo, sem ver que perdia a dama.

    22.Cf6+ Txf6
    23.Txd7 Bxe2
    24.Txe2 Cg6
    25.Txc7 Ch4
    Até aqui a reconstituição continua bastante confiável.

    A missão é alcançar a mesma posição final que anotei após a partida:

    4t1r1.1pT3p1.6tp.p1P1pp2.2D4c.P3P1cP.1P1T1RP1.8 (Forsyth)

    Para quem não conhece a notação Forsyth, vou repetir em notação descritiva.

    Brancas:
    Rei em f2, Dama em c4, Torres em d2 e c7, e Peões em a3, b2, c5, e3, g2 e h3.

    Negras:
    Rei em g8, Torres em e8 e g6, Cavalos em h4 e g3, e Peões em a5, b7, e5, f5, g7 e h6.

    Minha memória me dizia que os lances seguintes foram:
    26.f3 Cg3

    E a posição final, bem à minha frente, me sugeria que a resposta branca foi 27.Td2. Minha memória continuava me dizendo que o lance foi 27... Tg6. Novamente tive que recorrer à posição final para descobrir qual teria sido o próximo lance branco. 28.c5 pareceu ser a melhor alternativa. E eu sabia que meu lance seguinte tinha sido 28... Cxf3+!.

    As brancas não devem tomar o cavalo (gxf3??), pois a resposta seria Ce2+ e Cxc1. Por isso jogaram 29.Rf2.

    Continuando a seguir minhas lembranças, as negras jogam então o trágico 29... Ch5????, as brancas retrucam com 30.Dc4+, e as negras, ao responderem com 30... Ce4+, cometem lance irregular. Se 30... Rh7, 31.Dxh5.

    Tudo aparentemente certo. E, sem dúvida, o lance 29... Ch4?? foi cometido sob enorme apuro de tempo. Lembro-me que assim que o fiz enxerguei a possibilidade de 29... Ce4+, mas era tarde.

    29... Ce4+
    30.Rxf3 Tg3+
    31.Re2 Txg2+
    32.Rd1 Cxd2
    33.Dxd2!? Txd2+
    34.Rxd2
    E as brancas provavelmente têm um final melhor.

    No entanto, jogar 29... Ch4??, mesmo que sob severo apuro de tempo, implica não ter enxergado a possibilidade do óbvio 29... Cxd2. As brancas não podem responder 30.Dxd2 pois ficariam completamente perdidas após 30... Ce4+, 31.Re2 Cxd2, 32.Rxd2 Txg2+. Com dois cavalos e uma torre pela dama, mais a ameaça de Txg2+, talvez as negras estejam até melhor após 29... Cxd2.

    Isso seria uma mudança tão radical nos rumos dos acontecimentos que fiquei desconfiado que talvez a partida não tenha ocorrido exatamente do jeito que reconstituí. Por isso estou pedindo ao Mikael que me ajude a reconstituir esse finalzinho, enquanto ele ainda se lembra de alguma coisa.

    E aí, Mikael, esse final está correto ou você tem algum reparo a fazer?

    ResponderExcluir
  25. Realmente Hudson, não há possibilidade de responder um comentário específico. Quando vc importa um template, ele traz todos os seus códigos pré-definidos. Dá p/ alterar sim, porém, nossos conhecimentos em HTML são básicos. Estou tentando entrar em contato com o Luciano Antony, que é progamador p/ dar uma ajuda...

    ResponderExcluir
  26. leia-se 'programador'.....Hudson, visitei o link http://www.ricaperrone.com.br/ , realmente tem recursos bacanas...como lhe falei, deve ser ''usuário'' avançado...rsrs...estamos fazendo cursos grátis no youtube de HTML...rsrs..um dia 'agente' se forma...rsrsrs....valeu

    ResponderExcluir
  27. Puxa, eu queria ter tempo para poder fazer cursos grátis no youtube, rs.

    Uma das coisas que eu gostava muito naquele template anterior, aquele meio alaranjando, era esse recurso de poder responder aos comentários. O pessoal não gostou daquele template? Achei-o agradável.

    Outra curiosidade: e o primeiro, aquele tradicional? Deu algum problema? Tava todo mundo acostumado com ele, e ele tinha bons recursos, como por exemplo aquele plugin do Chesstempo, que eu sempre usava.

    ResponderExcluir
  28. pois eh deu problema sim, eu fiz o backup na hora de mexer mas depois nao quis subir o arqivo, ae perdemos aqele template q foi eu qi fiz. mas eh soh agente arranjar um visual bacana q todos os recursos vao ser colocados de volta

    ResponderExcluir