quarta-feira, novembro 16, 2011

Torneio de Xadrez -3º Semanal do 6º Circuito do Clube Ajax - Resultados

       Próximo Semanal

Amigos do xadrez, acontecerá neste sábado (19/11/2011), às 15 horas, o Quarto e último Semanal do 6 Circuito. A novidade continuará por conta da taxa de inscrição,que será um quilo de alimento não perecível, alimentos que serão doados a Igreja São Bento que tanto nos ajuda. Portanto esse  Semanal terá a sua inscrição confirmada pela doação de um quilo de alimento não perecível. 

Dados do Próximo Evento

Data : 19/11/2011 (sábado)
Horário : 15:00 às 18:00 h
Ritmo de Jogo : 10 minutos (Blitz)
Inscrição : 1 quilo de alimento não perecível
Premiação: medalha para os primeiros três colocados deste semanal, medalha para o melhor sub-14, medalha para o melhor feminino.
obs: a premiação para as categorias de melhor sub-14 e feminino só serão válidas se houver em cada categoria o mínimo de três participantes.
Local : Igreja São Bento ( próx. ao T-3 Cidade Nova)
Arbitragem: Nahuel Arenillas
Os jogadores que possuírem relógio deverão trazer

Obs: Da mesma forma dos semanais anteriores, peço que confirme a sua presença, colocando o seu nome no blog ou enviando um e-mail para ajax.cidadenova@gmail.com.

Espero a sua presença!


Num dia especial, o terceiro semanal do 6 circuito do clube AJAX-CN aconteceu na área de lazer da Igreja São Bento, empolgando a todos que jogaram, pelo nível dos jogadores presentes, jogadores antigos e velhos conhecidos do clube (entre eles destaca-se a presença do Srº Carlos Sotero, um dos fundadores do Ajax e organizador de torneios de xadrez, outro é a do Srº Marcos Oliveira, ex- presidente da FAX e grande incentivador do xadrez na Capital. Abaixo confira fotos e resultados do torneio.), neste semanal e pela arrecadação de alimentos feita à Igreja. 

O torneio contou com a presença de 14 jogadores, entre eles velhos conhecidos e antigos jogadores que já jogaram pelo clube e compareceram a este semanal, caso de Carlos Sotero, Marcos Oliveira, Sandro Dinelly, os irmãos Clóvis e Martin Souza, o capivara Reinier Freitas e Hécio Souza (que já fazia um tempo que não comparecia). Os outros jogadores que completaram este torneio, não menos importantes, e que comparecem frequentemente aos torneios do clube, são Nahuel Arenillas, Victor Gabriel, Hudson Moraes, Marcus Ruan, Glaucia Nadine, Augusto Harlley, Fabiano Bezerra.

No ritmo de 10 minutos e com 6 rodadas o torneio foi realizado, proporcionando grandes emoções e surpresas, confira como foi abaixo.

3º Clovis Souza , 1º Nahuel Arenillas , 2º Marcos Cavalcante

 1º Round

 Geral do Torneio - 1º Rodada

 Tem início a segunda rodada e na primeira mesa o High Rating Reinier Freitas empata com Clovis Souza. Nahuel Arenillas segue vencendo e Marcos Oliveira na sua cola.


 Nahuel Arenillas x Martin Souza

Tem início a 3º rodada e o dois melhores se enfrentam, Marcos Oliveira x Nahuel Arenillas, Marcos leva a melhor e dispara na liderança. Sandro Dinelly vence Reinier Freitas deixando este sem a menor chance de medalha. Victor Gabriel que vem de bons resultados em torneios na Capital empata com Clovis Souza.

 

Victor Gabriel   x  Clovis Souza

Marcos Oliveira vence Martin Souza e faz 4/4, caminhando tranquilo para o primeiro lugar. Nahuel Arenillas vence Fabiano Bezerra correndo atrás do prejuízo. Clóvis também vence Hécio Souza não distanciando da liderança. Reinier Freitas joga com Hudson Moraes e obtém um resultado um tanto estranho, Reinier Freitas executa lance irregular o que perderia a partida, porém Hudson Moraes aceita tablas. Pasmem.

Versão Capivara Reinier Freitas: "Num momento único de nobreza que pairou sobre o AJAX, Hudson e Reinier acabaram empatando nesta rodada em virtude de Hudson ter abandonado por achar que levou um golpe do Moglichess (golpe furado) e assim perdendo a torre limpinha, massssss eis que não passava de "ilusão idiótica" e não tinha nada, foi ai que Reinier permitiu o retonor do Jedi. Só que maior rating do torneio não estava num dos seus melhores dias, visto que havia participado pela manhã juntamente com Sr. Marcos e Martin Paulus do JOSPAM (Jogos do Servidor Público) (desculpa de perdedor!!!), ai cometeu vários lances equivocado e acabou fazendo lance irregular no apuro do tempo, masssss eis que Hudson devolve a gentileza e enfim acabou em pizza, ops...Em empate!" Esperamos a versão de Hudson Moraes! 



4º Rodada

 Geral da 4º Rodada - Em algum lugar da cozinha, nosso rei Mogli em destaque


Reinier Freitas  x  Hudson Moraes

A 5º Rodada reserva surprezas. Marcos Oliveira que vinha tranquilo na liderança é ``varrido`` do tabuleiro por Clovis Souza, o que coloca em cheque os planos daquele. Nahuel Arenillas faz o dever de casa e vence Victor Gabriel na mesa 2. Reinier freitas correndo por fora vence Hécio Souza. Marcus Ruan com segundos no ponteiro ``afoga`` Martin Souza.

5º Rodada

Geral da 5º Rodada

Marcus Ruan x Martin Souza - Partida dos Afogados

6º Rodada

Participantes do Último Semanal


A 6º e decisiva rodada sopra a favor de Nahuel Arenillas, este vence Clóvis Souza e nos milésimos leva a melhor que Marcos Oliveira que fica em segundo lugar. Fabiano Bezerra também vence e faz 4 pontos, o mesmo que Clóvis Souza, porém esbarra nos critérios de desempate e fica em quarto lugar. Carlos Sotero que por compromissos profissionais está ``parado`` empata com Sandro Dinelly.


O clube AJAX-CN agradece a presença de todos, foi muito legal este semanal. Agradece a arrecadação de alimentos, a Igreja e principalmente aos necessitados para onde foram doados os alimentos, estão muito gratos por essa contribuição. O clube AJAX-CN parabeniza aos participantes, principalmente aos três primeiros colocados.

O clube também parabeniza aos aniversariantes desta semana, Artur Andrade, que fez aniversário dia 12/11, e por isso não participou deste semanal, Charles Paz que fez aniversário dia 13/11 e Reinier Freitas que faz aniversário hoje (16/11). Parabéns aos aniversariantes.

Aí vai algumas partidas de Hudson Moraes, reconstituídas pelo próprio.




Os comentários dessa partida pelo prório Hudson você pode ver nos comentários (foi retirado do pgn para poder caber tudo em um único programa de HTML)

18 comentários:

  1. Confirmados a presença dos jogadores:

    1) Nahuel Arenillas
    2) Glaucia Nadine
    3) Franklin de Assis
    4) Hécio Souza
    5) Mikhail Iwanon

    ResponderExcluir
  2. Blz. Estarei prestigiando. Hécio Souza.

    ResponderExcluir
  3. 1) Nahuel Arenillas
    2) Glaucia Nadine
    3) Franklin de Assis
    4) Hécio Souza
    5) Mikhail Iwanon
    6) Luiz Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Por Favor, reservem o segundo lugar p/ o Vascu....rsrsrs....brincadeira ......

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns aos aniversariantes.
    Que vocês "reincidam" muitas e muitas vezes!

    ResponderExcluir
  6. 1) Nahuel Arenillas
    2) Glaucia Nadine
    3) Franklin de Assis
    4) Hécio Souza
    5) Mikhail Iwanon
    6) Luiz Eduardo
    7) Fabiano Bezerra
    8) Ramses Arenillas

    ResponderExcluir
  7. 1) Nahuel Arenillas
    2) Glaucia Nadine
    3) Franklin de Assis
    4) Hécio Souza
    5) Mikhail Iwanon
    6) Luiz Eduardo
    7) Fabiano Bezerra
    8) Ramses Arenillas
    9) Reinier Freitas

    ResponderExcluir
  8. Agradeço ao convite do Reinier. Gostei do evento... Lembrou os velhos tempos do Parque Dez. O Sandro e o Martin acabaram com os meus milésimos e infelizmente não deu pra ficar em primeiro. Gostaria muito de participar do próximo...

    ResponderExcluir
  9. 1) Nahuel Arenillas
    2) Glaucia Nadine
    3) Franklin de Assis
    4) Hécio Souza
    5) Mikhail Iwanon
    6) Luiz Eduardo
    7) Fabiano Bezerra
    8) Ramses Arenillas
    9) Reinier Freitas
    10) Victor Gabriel

    ResponderExcluir
  10. Foi isso mesmo.

    Reinier deu xeque atacando ao mesmo tempo uma torre branca, desprotegida. Com o susto, eu me precipitei e toquei no rei, para abandonar. Mas antes que eu terminasse de deitar o rei, vi que havia defesa, que era defender o xeque voltando a torre. De forma tão impulsiva quanto a decisão do abandono, larguei o rei e movi a torre. Mas regras são regras, aí fiquei todo sem jeito e olhei para o Reinier, enquanto balbuciava alguma coisa como quem dizia: depende de você. Ele gentilmente me permitiu trocar o lance.

    Normalmente eu nem pediria para continuar. Mas eu estava indo bem na partida, gostando do jogo, e de repente aquele desastre. Seria um final muito melancólico para uma boa partida se ela terminasse de forma tão besta. Como eu estava realmente a fim de continuar explorando aquela posição e com curiosidade de saber que fim teria nosso confronto se continuássemos, continuei jogando, independentemente se aquele esforço valeria ou não para o resultado. Eu só não queria parar de jogar.

    Então, quando a partida terminou eu disse "você venceu". Reinier não concordou, então ofereci empate. Eu já havia ganho no tabuleiro e pude terminar um jogo que nem poderia ter continuado, então me dei por satisfeito e deixei que ele decidisse qual pontuação aquela partida teria para o torneio. Findamos acordando um empate.

    ResponderExcluir
  11. A tal partida. Em formato PGN.

    [Event "VI Circuito Ajax - 3ª Etapa"]
    [Site "Igreja São Bento"]
    [Date "2011.11.12"]
    [Round "4"]
    [White "Hudson Moraes"]
    [Black "Reinier Freitas"]
    [Result "1/2-1/2"]
    [ECO "B01"]
    [Opening "Scandinavian (centre counter) defence"]

    1. e4 d5
    2. exd5 Qxd5
    3. Nc3 Qd8
    4. d4 c6
    5. Nf3 Nf6
    6. Bc4 e6
    7. Bf4 Nbd7
    8. Qd2 Nb6
    9. Bd3 Nbd5
    10. Bg3 Bb4
    11. a3 Ba5
    12. b4 Bb6
    13. O-O h6
    14. Ne4 Nxe4
    15. Bxe4 Nf6
    16. Rfe1 a5
    17. c4 Nxe4
    18. Rxe4 axb4
    19. c5 Ba5
    20. Bd6 bxa3
    21. Qc1 Bc7
    22. Bxc7 Qxc7
    23. Rxa3 Rxa3
    24. Qxa3 O-O
    25. h3 b5
    26. cxb6 Qxb6
    27. Qe7 Qb1+
    {Neste momento, Hudson imaginou que iria perder a torre, e fez menção de abandonar, tocando no rei. Porém, antes de concluir o movimento, enxerga a defesa Te1. Larga o rei e pega na torre, mas aí hesita e olha para o adversário. Reinier permite que o lance seja trocado e Hudson joga Te1.}
    28. Re1 Qb7
    29. Qc5 Rd8
    30. Ne5 Rd5 $2
    (30... Bd7)
    31. Qxc6 Rxe5 $4
    32. Qe8+ Kh7
    33. dxe5 Qb4
    34. Re3 Qb7
    35. Rf3 Kg6
    36. Qd8 h5 $2
    37. h4 Kh7
    38. Qg5 g6
    39. Rf6 Kg8
    40. Qf4 Qd7
    41. g4 Qd1+
    42. Kh2 Qd7
    43. gxh5 Kf8
    44. Qh6+
    {Até aqui, reconstituição exata. Na sequência, reconstituição aproximada.}
    44... Ke7
    45. Qg5 Qe8
    46. Rxg6+
    {Neste ponto, Reinier tenta capturar a torre, cometendo lance irregular.}
    1/2-1/2

    ResponderExcluir
  12. A seguir minhas partidas contra o Martin Paulus e o Augusto Harlley. Das outras que joguei, tenho apenas fragmentos.


    [Event "VI Circuito Ajax - 3ª Etapa"]
    [Site "Igreja São Bento"]
    [Date "2011.11.12"]
    [Round "3"]
    [White "Martin Paulus"]
    [Black "Hudson Moraes"]
    [Result "1-0"]
    [ECO "C01"]
    [Opening "French: exchange variation"]

    1. e4 e6 2. d4 d5 3. exd5 exd5 4. c4 Nf6 5. cxd5 Nxd5 6. Nf3 Be7 7. Nc3 O-O
    8. Bc4 Be6 9. Qb3 Nxc3 10. Bxe6 Ne4 11. Bd5 Nd6 12. O-O c6 13. Bc4 Nxc4 14. Qxc4
    Nd7 15. Be3 Bf6 16. Rad1 Nb6 17. Qb3 Qd5 18. Qb4 Qc4 19. Qxc4 Nxc4 20. Bc1 Rad8
    21. Rfe1 Nd6 22. d5 cxd5 23. Rxd5 Nc4 24. Rxd8 Rxd8 25. b3 Nb2 26. Be3 Rd1
    27. Kf1 Rxe1+ 28. Kxe1 Nd3+ 29. Kd2 Ne5 30. Nxe5 Bxe5 31. Kd3 Bxh2 $4 32. g3 b6
    33. Kc4 {Continuou. As negras estavam completamente perdidas no material e na
    posição (com as duas setas penduradas) quando a seta das negras caiu primeiro.}
    1-0


    [Event "VI Circuito Ajax - 3ª Etapa"]
    [Site "Igreja São Bento"]
    [Date "2011.11.12"]
    [Round "1"]
    [White "Hudson Moraes"]
    [Black "Augusto Harlley"]
    [Result "1-0"]
    [ECO "B40"]
    [Opening "Sicilian defence"]

    1. e4 c5 2. Nf3 e6 3. d4 b6 4. c3 Bb7 5. Bd3 Nf6 6. Bg5 Be7 7. Nbd2 O-O 8. O-O
    d6 9. h3 Nh5 10. Bxe7 Qxe7 11. Re1 Nf4 12. Bc2 Qf6 13. e5 dxe5 14. dxe5 Qh6
    15. Ne4 f5 16. Nd6 Bxf3 17. Qxf3 Qg5 $4 (17... Nd7) 18. Qxa8 Qxg2+ $4 19. Qxg2
    Nxg2 20. Kxg2 Nc6 21. Bb3 {Augusto toca na torre e ensaia jogar Te8.Mas, ao ver
    que era fraco, desiste e joga} 21... Rd8 22. Bxe6+ Kh8 $4 (22... Kf8) 23. Nf7+
    Kg8 24. Nxd8+ Kf8 25. Nxc6 g5 26. Nxa7 Ke7 27. Bxf5 Kf7 28. e6+ Ke7 29. Rad1 h5
    30. Rd7+ Kf6 31. Rf7# 1-0

    ResponderExcluir
  13. 1) Nahuel Arenillas
    2) Franklin de Assis
    3) Hécio Souza
    4) Mikhail Iwanon
    5) Luiz Eduardo
    6) Fabiano Bezerra
    7) Ramses Arenillas
    8) Reinier Freitas
    9) Victor Gabriel

    Desconfirmação da Glaucia Nadine para a proxima etapa!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Hudson, muito boa essa sua memória, fica mais ilustrativo o torneio! Quem lembrar de suas partidas e quiser colocar no blog, só avisar aqui pelo post!

    ResponderExcluir
  15. A próxima atualização inacreditável ....Aguardem...Rei Mogli, GM Zoltan, entre outros....hj litrão chess club, amanhã no começo da tarde atualizo...ufa q texto .....rsrs.

    ResponderExcluir
  16. No aguardo da postagem... by GM Zoltan

    ResponderExcluir
  17. Srs., no momento o site do Blogger onde o ajax está hospedado, näo está permitindo atualizaçöes, irei tentar postar o último torneio logo q possível.

    ResponderExcluir