sexta-feira, agosto 05, 2011

Amistoso na Vila Olímpica

Neste sábado, 30/07/2011, apesar de não acontecer o sexto semanal do clube AJAX-CN, aconteceu um torneio amistoso na área de lazer da Vila Olímpica, enquanto, paralelamente, acontecia a última rodada do II IRT da FAX.

O torneio teve a presença de 8 jogadores, entre eles Reinier Freitas (o nosso Moglichess) que venceu o primeiro torneio do clube, Sandro Dinelly, Fabiano Bezerra, O Ronnie Stone (Pai), Levy Salviano, Elson Farias que havia sumido dos torneios do clube, e, do AJAX-CN, Nahuel Arenillas e Luiz Eduardo. 
Aconteceram dois torneios, 1º turno e 2º turno, infelizmente, por um erro, acabamos salvando o segundo turno em cima do primeiro. Fora isso, temos que lembrar, que no primeiro turno venceu Reinier Freitas com 4 pontos, seguindo de Nahuel Arenillas com 3,5 pontos. Quem souber o resto da classificação do primeiro turno deste torneio amistoso, informar nos comentários.

Detalhes do torneio: O torneio foi realizado as 16 hrs, num ritmo de 5 minutos, apenas uma partida para cada rodada, com 5 rodadas para cada turno. Lembrando que todos os participantes não começaram o torneiozinho com rating.

2º Turno: O segundo turno Também foi ganho por Reinier Freitas, seguindo de Nahuel Arenillas na segunda colocação, confira abaixo os emparceiramentos de cada rodada e a classificação final do segundo turno.

1 RODADA
2 RODADA
3 RODADA
 
4 RODADA

5 RODADA


 Parabéns ao Moglichess que venceu convincentemente os dois turnos do mini torneio!

Aproveitando a oportunidade, quero destacar os JOGOS ESCOLARES DO AMAZONAS - JEAS, que está acontecendo esta semana, e como todos sabem, tem a modalidade de xadrez. O torneio de xadrez começou na quinta de manha e se estenderá até o domingo a tarde, com várias categorias. Para aqueles que queiram prestigiar o torneio, ele está acontecendo na Vila Olímpica de Manaus.
Só lembrar que dois dos jogadores que comparecem ao clube AJAX-CN participam do torneio, são eles Victor Gabriel e Artur Andrade, fica aqui a nossa torcida por um ótimo torneio aos dois.

obs: Neste sábado devido a este torneio e a pouca frequência dos jogadores no clube, nao haverá a sexta etapa. Aproveitaremos a oportunidade para divulgar as atividades do clube.

7 comentários:

  1. Já que ninguém respondeu meu comentário no post anterior, vou repeti-lo aqui.




    Sou da opinião de que todas as etapas que forem jogadas devem valer, independentemente de quantas pessoas participaram. Ou seja, contar pontos para o circuito. Concordo com isso.

    Mas quanto a contar para o rating, tenho restrições. Vejam, o padrão do Ajax é 10 minutos. Certo? Nossas competições são disputadas sempre no mesmo ritmo. Isso permite comparações justas de desempenho. Porém, no dia em que acontecer das partidas serem disputadas em 5 minutos, vejam: 5 minutos é METADE de um tempo de 10 minutos. Metade! Da mesma forma, um ritmo de 15 minutos tem 50% mais tempo que um ritmo de 10 minutos. É uma diferença expressiva. Por isso acho que os desempenhos não deveriam ser comparados, pois a diferença no ritmo influi na força do jogador.

    Vou dar um exemplo. No ano de 2005 eu jogava frequentemente com um aluno lá da escola onde trabalho. A maioria das partidas eram jogadas em ritmos de 5 a 15 minutos, e eu perdia mais do que ganhava. Em partidas de 10 minutos eu perdia com menos frequência. Em partidas de 5, perdia quase sempre.

    Além dessas partidas informais, às vezes disputávamos matches. Uma vez jogamos 20 partidas seguidas no ritmo de 5 minutos. Ganhei 4 e ele 16. Outra vez disputamos 8 partidas num ritmo de 30 minutos. Ganhei de 6 x 2. E quando disputamos no ritmo de 15 minutos, empatamos em 4 x 4. Assim, entendi que 15 minutos era o ponto de equilíbrio entre eu e ele. Observem essa sequência bem clara: a) 5 min - perdia quase todas; b) 10 min - perdia menos que com 5 min; c) 15 min - empatamos; d) 20 min - ganhei de 5,5 x 2,5; e) 30 min - ganhei de 6 x 2. Tudo isso contra o mesmo oponente e mais ou menos na mesma época. Fica evidente a influência do ritmo de jogo nos resultados.

    É claro que cada jogador tem a sua própria curva de desempenho. Só estou tentando mostrar que o ritmo de jogo influencia sim na força relativa. E influencia bastante.

    Principalmente quando a diferença dos tempos é grande. Que é o caso da diferença entre 10 e 5 minutos. Um tempo é o dobro do outro. O dobro.

    Assim, a minha proposta é: que todas as etapas que venham a ser realizadas sempre sejam computadas para efeitos da pontuação no circuito. Porém, que o rating só seja computado quando a etapa for disputada no ritmo oficial de 10 minutos. Se for disputada em 5 ou em 15, que seja contada só para o circuito, sem alterar o rating.

    ResponderExcluir
  2. Peraí, essa foto é de quando? Esse amistoso não teve medalha, teve?

    ResponderExcluir
  3. bem, se a FIDE ja nao tivesse dividido esses 'tempos' em tres categorias (relampago, rapido, pensado) ate diria q vc estaria inovando o chess mundial... ate faz sentido toda sua explicacao.. mas vc nao pode ignorar a regras, relampago eh relampago e todo jogador tem sua performance em cada categoria. portanto humildemente discordo de sua opiniao!

    abracos a todos, Daniel Leite

    ResponderExcluir
  4. É concordo com o Hudson, aumenta logo o meu rating e me passa os pontos do circuito, rs.

    ResponderExcluir
  5. ATUALIZA ISSO AI NAHUEL !!!

    *Victor Gabriel - Campeão do Jea´s 2011 JUVENIL (6 pts em 6 possíveis);

    *Artur Andrade - Vice-Campeão do Jea´s 2011 INFANTIL (5,5 pts em 6 possíveis).

    Um Abraço !!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Victor Pedroza !!!
    Um Abraço !!!

    ResponderExcluir